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Auxílio na concessão de crédito, score calcula os riscos do consumidor para as empresas

Notícias 31 de maio de 2019

Pagar todas as contas em dia pode gerar muito mais benefícios do que se imagina 

Quando uma empresa decide conceder um financiamento ou empréstimo é necessário fazer uma avaliação do consumidor que está solicitando este crédito. 

Score é uma palavra inglesa que no português significa “pontuação”. Todavia, o termo “score de crédito” significa a pontuação do consumidor para conseguir crédito no mercado, tanto por meio de empréstimo, quanto financiamento e carnê. Ou seja, ajuda os consumidores e as empresas a realizarem negócios com menor custo, mais segurança e agilidade. 

Esta análise estatística aponta o resultado dos hábitos de pagamento e relacionamento do cidadão com o mercado, que indica uma pontuação que mede o grau de risco de inadimplência. 

Com esta informação, os credores avaliam se, dentro de sua política, o consumidor pode receber prazos e taxas mais adequados ao seu perfil. 

O score é medido por uma escala de 0 a 1.000 pontos que utiliza várias informações públicas como estado civil, emprego, renda, pontualidade de pagamentos, atrasos, inadimplências, obtenção e quitação de empréstimos e financiamentos, histórico de inclusão em entidades de proteção ao crédito e se o consumidor já foi vítima de fraudes com documentos roubados ou clonados. 

Segundo especialistas, quem tem pontuação de 0 a 549, é considerado abaixo da média, com grande probabilidade de não conseguir quitar suas dívidas. Quem tem estes pontos, provavelmente está com o CPF negativado, possui protestos ou até mesmo ações judiciais. 

O score “médio” está entre 550 e 624. Com essa pontuação já há probabilidade de obter financiamento. O “bom” está entre 625 e 699, onde o consumidor é considerado um bom pagador. 

O score “muito bom” possui de 700 a 799 pontos e garante condições de crédito mais competitivas. 

De acordo com a Boa Vista SCPC, são poucos os brasileiros que têm score “excelente”, entre 800 e 1.000. Eles são considerados clientes muito especiais e as possibilidades de crédito são ilimitadas. 

Para o presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Sérgio Reze, a melhor maneira de manter um score elevado é não se endividar e pagar as contas em dia. “É muito importante que o consumidor que precisa fazer um financiamento, seja de um veículo, imóvel ou até mesmo os que necessitam de um empréstimo, devem estar em dia com suas pendências financeiras. Este comportamento, além de garantir que o nome não seja negativado, contribui na concessão de crédito”, ressalta. 

O que gera aumento no score 

- Pagar as contas em dia;

- Ter contas no próprio nome;

- Manter os dados cadastrais (telefone, endereço, e-mail, etc.) atualizados;

- Não fazer muitos pedidos de crédito em curto período de tempo;

- Negociar dívidas. 

“Manter o CPF no Cadastro Positivo, banco de dados com informações de pagamento, também ajuda a ter um score mais alto, uma vez que registra o histórico de pagamento”, orienta Reze.

Como consultar o score 

A Associação Comercial de Sorocaba oferece para as empresas consultas de análise de risco e crédito com informações de score. 

Para os consumidores, a entidade oferece gratuitamente consultas de CPF. Caso seja registrado algum débito, há a oportunidade de renegociar suas dívidas através do Serviço de Recuperação de Crédito. O score pode ser consultado no site www.consumidorpositivo.com.br 

Sobre a Associação

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio regional e o desenvolvimento nacional, além de representar seus associados. O quadro associativo da entidade reúne empresários representantes de todos os setores da economia, tais como: industriais, comerciantes, agropecuaristas, prestadores de serviços e profissionais liberais, de todos os portes. 

Informações para a imprensa:

Larissa Costa – Assessora de Imprensa

(15) 3331-1003 / (15) 98146-7182 (WhatsApp)

comunica@acso.com.br

 

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