Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Balanço ACSP: varejo tem nono mês seguido de alta e primeiro janeiro positivo desde 2014

Notícias 02 de fevereiro de 2018

Movimento de vendas do comércio paulistano subiu em média 4,7% em janeiro sobre igual período de 2017

São Paulo, 2 de fevereiro de 2018. O movimento de vendas no varejo da capital paulista cresceu em média 4,7% em janeiro na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Foi o nono mês seguido de alta e o primeiro janeiro no azul desde 2014.

A média foi registrada a partir das altas de 6,8% nas vendas a prazo e de 2,5% nas comercializações à vista. “O resultado é animador e ajuda a recuperar a perda de janeiro de 2017, quando o movimento caiu 5%. Percebemos uma melhora no desempenho de vestuários, calçados e adereços, provocada pela elevação das temperaturas”, declara Marcel Solimeo, economista da ACSP.

Para ele, a tendência para os próximos meses é de crescimentos similares ao de janeiro. “Mas é preciso destacar que a perspectiva para 2018, embora seja de alta, não será uma corrida de 100 metros rasos e, sim, uma corrida de obstáculos. Fatores como a votação da reforma previdenciária, possíveis alterações na política econômica norte-americana e a corrida eleitoral poderão impactar o humor dos mercados, o câmbio e os juros futuros, dependendo do que aconteça. E isso pode ter reflexos nas vendas, principalmente a prazo”, afirma Solimeo.

Variação mensal
Em comparação com dezembro, as vendas do comércio varejista paulistano caíram em média 37,2% em janeiro. Trata-se de um resultado sazonal, pois dezembro é o mês mais forte do varejo, e a queda está dentro da média dos últimos três anos.
O Balanço de Vendas da ACSP é baseado em amostra fornecida pela Bela Vista SCPC. 


Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / plantão (11) 97497-0287


Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 123 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE