Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Balanço de Vendas de outubro aponta reaquecimento do varejo na capital

Notícias 05 de novembro de 2020

São Paulo, 05 de novembro de 2020 – O Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) aponta que o varejo da capital paulista fechou outubro com elevação média de 21,8% na comparação com setembro deste ano. Os números, obtidos pela Boa Vista S/A, consideram a movimentação no comércio no Dia das Crianças, que ajudou a incrementar as vendas nos segmentos de brinquedos e roupas – mesmo não sendo a principal data para consumo no calendário nacional - e, por fim, reduziu um pouco mais as perdas acumuladas em razão do fechamento do comércio pelo isolamento social.

Embora positiva, a curva econômica ascendente, como mostra o indicador, deve ser analisada sob o ponto de vista de recuperação. Para isso basta comparar outubro deste ano com outubro do ano passado para observar que a queda é de 9,2%.

De fato, há uma tendência de aumento gradativa no varejo da capital e que é explicada pelo consumo das famílias assistidas pelo auxílio emergencial e pela flexibilização das medidas de isolamento com a reabertura segura dos estabelecimentos comerciais.

“Tivemos uma primeira quinzena boa por causa do Dia das Crianças. O que observamos é uma melhora que vem se acentuando mês a mês na medida em que mais atividades voltam a funcionar”, comentou o economista da ACSP Marcel Solimeo.

Para Solimeo, fatores como o crescimento do emprego e o impacto do auxílio emergencial, ainda que o valor da parcela tenha sido reduzido, contribuíram para que os índices se mantivessem em elevação.

Com pouco menos de 60 dias para encerrar o ano, o economista acredita que o ano deve se encerrar com recuperação. “Dezembro deve ficar nos mesmos níveis que em 2019. Em um cenário mais otimista, baseado na amostra da Boa Vista S/A, é possível que tenhamos uma leve alta na comparação dezembro com dezembro”, pontuou.

 

RAIO X DO COMÉRCIO EM 2020

A derrubada da economia no município e seu retorno de crescimento gradativo podem ser contados em números. Para isso, basta que se comparem percentuais fechados do mês com o mesmo período de 2019, fora do contexto da Covid-19, e, logo após, com o período em que ocorreu o relaxamento do isolamento social. Em março, por exemplo, época em que as pessoas começaram a ficar em casa, registrou-se um recuo de 27% em relação aos 30 dias correspondentes do ano anterior.

 

Nos meses posteriores, a ACSP apontou balanço de -63,8% e -67% (abril e maio) também comparado ao período similar de 2019. O reaquecimento da economia começa a acontecer em seguida com -54,9%, -47,7%, -33,6% (junho, julho e agosto respectivamente) em setembro, -14,6% e em outubro -9,2%.  

Outras informações para a imprensa

 

Tamer Comunicação

Tercio Braga, tercio.braga@tamer.com.br, (19) 99671-4579

Marcelo Picolo, marcelo.picolo@tamer.com.br, (11) 99105-1941

 

Assessoria de Imprensa ACSP

Danielle Pessanha, dpessanha@acsp.com.br, (11) 3180-3220

Alan Viana, aviana@acsp.com.br, (11) 3180-3220

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE