Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Banco Central autoriza início de operação do Cadastro Positivo

Notícias 14 de outubro de 2019

Os gestores de bancos de dados de crédito do País estão autorizados pelo Banco Central a operarem o Cadastro Positivo. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União na última sexta-feira.

A partir de agora, as instituições financeiras podem passar dados dos clientes a gestores, como a Boa Vista Boa Vista SCPC, que ficarão responsáveis por organizar informações sobre operações de crédito dos consumidores.

O Cadastro Positivo é um banco de dados do bom pagador e vai servir para medir a capacidade de pagamento de cada consumidor. Com ele, todas as contas pagas em dia contam a favor e podem ajudar na obtenção de crédito, mesmo que eventualmente, em um dado momento do ano, a pessoa tenha tido uma dificuldade com uma conta e ficado com o nome negativado. 

Isso vale para consumidores com uma conta de luz no próprio nome, por exemplo, ou um crediário em uma varejista, um cartão de crédito, celular pós-pago ou mesmo uma conta simples em algum banco.  As informações de pagamento (como o valor da dívida e a data do pagamento) serão enviadas às empresas gestoras, como a Boa Vista, que vão estabelecer uma nota (escore) que servirá como base para a concessão de crédito pelas instituições financeiras.

 

O presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí afirma que o Cadastro Positivo será de grande importância para o desenvolvimento do país, uma vez que possibilitará análises de crédito mais justas.  “O crédito deve aumentar muito, especialmente para consumidores com dificuldade em obtê-lo, já que além de analisar as informações restritivas, o Cadastro Positivo analisa também os pagamentos realizados”, afirma. “Se a pessoa paga em dia conta de luz, de água ou cartão de crédito, isso vai contar pontos para que o score seja maior. Com isso, além do acesso ao crédito, o consumidor terá acesso a um crédito mais barato, o que traz um enorme potencial para o aumento do consumo.”

O Cadastro Positivo foi criado em 2011 e entrou em vigor em 2013, mas a adesão era voluntária. Em abril deste ano, o presidente Jair Bolsonaro sancionou lei que torna automática a adesão de pessoas físicas e jurídicas a esse banco de dados e todos consumidores economicamente ativos passam a ter os seus dados de pagamento enviados às Gestoras de Banco de Dados.

Após 60 dias da inserção no cadastro, a pontuação de crédito poderá ser consultada pelo mercado (comércio, serviços, bancos, financeiras).

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE