Celebrada na última sexta-feira de novembro e com ações promocionais que podem durar por todo o mês, a Black Friday se consolidou como um importante marco do calendário comercial brasileiro. Conhecida por ofertas extraordinárias, a data é estratégica para atingir novos públicos, promover produtos, marcas e impulsionar vendas. Em 2023, uma pesquisa do Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca (IE-ACIF) revelou que 72 mil francanos estavam dispostos a irem às compras, em razão da Black Friday, com um ticket médio de R$ R$ 732,15, movimentando R$ 52,7 milhões.
Diante deste cenário, o IE-ACIF separou 5 orientações para que o comércio local inicie seus preparativos para a data. “Por propor super ofertas, as estratégias do comércio para a Black Friday exigem antecipação, planejamento”, afirma o economista do IE-ACIF, Adnan Jebailey. “Esse é o momento de pensar em quais produtos serão ofertados, em como serão aplicados os descontos, pois, o consumidor tem amplo acesso à informação e ofertas, e a experiência com o seu estabelecimento precisa ser positiva”, diz.
Confira as orientações do IE-ACIF: