Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Boa Vista divulga pesquisa de expectativa do comércio na Black Friday10

Notícias 20 de novembro de 2019

Pesquisa realizada pela Boa Vista entre agosto e setembro de 2019 revela que 86% dos empresários brasileiros acreditam que as vendas da Black Friday serão iguais ou maiores que em 2018. A pesquisa aponta ainda que 29% esperam faturar mais que o ano passado com a data.

“Os resultados indicam otimismo moderado dos empresários, em linha com o observado nas datas especiais anteriores de 2019. Este cenário reflete a melhor situação do emprego em relação ao mesmo período de 2018, a relativa estabilidade dos preços e o crescimento da economia, ainda que baixo. A Black Friday vem mostrando importância crescente para o comércio, e a tendência para os próximos anos é que se consolide como um dos principais períodos de vendas”, explica Gabriel Couto, economista da ACIRP.

Ainda de acordo com a pesquisa, 25% dos empresários farão estoque extra de produtos para a Black Friday de 2019 e 13% irão contratar mais mão de obra para a data, porcentagem que aumenta para 24% quando considerados apenas os empresários confiantes com o aumento das vendas.

 
Representatividade das vendas

Em média, as vendas da Black Friday representam 3,7% do faturamento anual das empresas. Para a maioria dos empresários (43%) as vendas da data representam menos de 1% do faturamento. O gráfico a seguir ilustra os números.

Estratégia de vendas

A principal estratégia adotada para chamar a atenção do consumidor será conceder descontos, conforme 55% das menções dos empresários. Outros 30% pretendem facilitar o pagamento, oferecendo a opção de parcelamento. Por fim, 15% irão apostar na criação de promoções como “leve dois e pague um”, por exemplo. 
 
Vendas e faturamento por setor

Indústria e Serviços são os setores mais otimistas com o aumento das vendas da Black Friday em relação ao ano passado: 57% dos empresários de ambos os setores esperam um crescimento das vendas. Já para o Comércio, esse número representa 44% dos empresários, como ilustra o gráfico a seguir.

Em relação ao faturamento por setor nesta Black Friday, o de Serviços é o mais otimista, já que 42% de seus empresários afirmam esperar um maior faturamento com a data em relação ao ano passado. No caso de Comércio e Indústria, ambos os setores têm 39% de seus empresários otimistas com o crescimento. 

Metodologia 
A Pesquisa Perspectiva Empresarial – Black Friday foi realizada pela Boa Vista de forma quantitativa, entre os meses de agosto e setembro de 2019. No levantamento foram entrevistados mais de 800 respondentes, representantes dos principais setores (Comércio, Indústria e Serviços) e dos segmentos micro, pequenas, médias e grandes empresas. A leitura dos resultados deve considerar 4% de margem de erro e 95% de grau de confiança para leitura dos resultados.

SOBRE A BOA VISTA

A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.  
Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores. 

A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE