Pesquisa realizada pela Boa Vista entre agosto e setembro de 2019 revela que 86% dos empresários brasileiros acreditam que as vendas da Black Friday serão iguais ou maiores que em 2018. A pesquisa aponta ainda que 29% esperam faturar mais que o ano passado com a data.
“Os resultados indicam otimismo moderado dos empresários, em linha com o observado nas datas especiais anteriores de 2019. Este cenário reflete a melhor situação do emprego em relação ao mesmo período de 2018, a relativa estabilidade dos preços e o crescimento da economia, ainda que baixo. A Black Friday vem mostrando importância crescente para o comércio, e a tendência para os próximos anos é que se consolide como um dos principais períodos de vendas”, explica Gabriel Couto, economista da ACIRP.
Ainda de acordo com a pesquisa, 25% dos empresários farão estoque extra de produtos para a Black Friday de 2019 e 13% irão contratar mais mão de obra para a data, porcentagem que aumenta para 24% quando considerados apenas os empresários confiantes com o aumento das vendas.
Representatividade das vendas
Em média, as vendas da Black Friday representam 3,7% do faturamento anual das empresas. Para a maioria dos empresários (43%) as vendas da data representam menos de 1% do faturamento. O gráfico a seguir ilustra os números.
Estratégia de vendas
A principal estratégia adotada para chamar a atenção do consumidor será conceder descontos, conforme 55% das menções dos empresários. Outros 30% pretendem facilitar o pagamento, oferecendo a opção de parcelamento. Por fim, 15% irão apostar na criação de promoções como “leve dois e pague um”, por exemplo.
Vendas e faturamento por setor
Indústria e Serviços são os setores mais otimistas com o aumento das vendas da Black Friday em relação ao ano passado: 57% dos empresários de ambos os setores esperam um crescimento das vendas. Já para o Comércio, esse número representa 44% dos empresários, como ilustra o gráfico a seguir.
Em relação ao faturamento por setor nesta Black Friday, o de Serviços é o mais otimista, já que 42% de seus empresários afirmam esperar um maior faturamento com a data em relação ao ano passado. No caso de Comércio e Indústria, ambos os setores têm 39% de seus empresários otimistas com o crescimento.
Metodologia
A Pesquisa Perspectiva Empresarial – Black Friday foi realizada pela Boa Vista de forma quantitativa, entre os meses de agosto e setembro de 2019. No levantamento foram entrevistados mais de 800 respondentes, representantes dos principais setores (Comércio, Indústria e Serviços) e dos segmentos micro, pequenas, médias e grandes empresas. A leitura dos resultados deve considerar 4% de margem de erro e 95% de grau de confiança para leitura dos resultados.
SOBRE A BOA VISTA
A Boa Vista é uma empresa brasileira que alia inteligência analítica à alta tecnologia para transformar os dados dos seus clientes em soluções para os desafios de empresas e consumidores.
Criada há mais de 60 anos como SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da atividade de crédito no Brasil, ajudando o País a estabelecer uma relação de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.
A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível.