O dia 11 de junho de 1912 marca a data da criação da CACB, que nasceu como Federação das Associações Comerciais do Brasil. Em 1963, passou a ser Confederação das Associações Comerciais do Brasil e 2002 englobou o termo “Empresariais” ao nome que segue até hoje. O nome teve como objetivo expressar que a CACB representa empresas de todos os setores da economia.
Nesses 113 anos de vida, a instituição já teve 37 presidentes em defesa do setor produtivo que mais gera emprego e renda no País. Em abril deste ano, por exemplo, somente o setor do Comércio e Serviços criou 7 em cada 10 novos postos de trabalho, de acordo com Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
A CACB é uma organização multissetorial que reúne empresários de todos os setores da economia, como comércio, indústria, agropecuária e serviços, de empresas de todos os portes e profissionais liberais. A capilaridade da confederação, que agrega 2,3 mil associações e defende 2 milhões de empreendedores, impulsiona o desenvolvimento de negócios em todas as regiões brasileiras.
“A CACB atua ativamente na defesa dos interesses do setor produtivo a partir do relacionamento com os poderes executivo, legislativo e judiciário para fomentar o empreendedorismo, fortalecer as políticas publicas e apoiar o desenvolvimento sustentável do País”, afirma Alfredo Cotait, presidente da Confederação desde 2022.
Das vitórias recentes, a CACB participou ativamente da Reforma Trabalhista, Lei da Terceirização, Lei de Diferenciação de Preço, Decreto que tornou os supermercados atividade essencial. As atividades da confederação abrangem melhoria do ambiente empresarial, promoção de serviços para as empresas e da cultura do associativismo e incentivo à responsabilidade social, gestão ambiental e de qualidade.
Atualmente, a CACB desenvolve diversos programas, como o Al-Investe Verde, uma cooperação internacional com foco na sustentabilidade, e o Empreender, uma parceria com o Sebrae, que já atendeu mais de 100 mil empresas para que os negócios de micro e pequenos empreendimentos se tornem mais competitivos. O incentivo a economia circular e sustentável tem sido foco da instituição nos últimos anos.
A CACB também criou, este ano, o painel Gasto Brasil, com o objetivo de oferecer maior transparência à sociedade sobre a gestão dos recursos das três esferas governamentais. A plataforma, lançada em parceria com Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e atualizada em tempo real, pretende conscientizar a população sobre a dimensão das despesas da União, estados e municípios e fomentar o debate sobre o uso eficiente dos tributos pagos pelos contribuintes.
“Com presença em todos os estados e no Distrito Federal, a CACB contribui para o dinamismo e diversidade do empreendedorismo brasileiro”, reforça Cotait. O sistema CACB é formado pela confederação, federações, associações comerciais e empresários. A adesão é voluntária.
Os empreendimentos ligados às associações faturam anualmente R$ 1 trilhão, com geração de 9,9 milhões de empregos diretos. Para se ter um exemplo da força deste mercado, 65% das operações de cartões de crédito e débito no País estão ligadas ao associativismo empresarial.
Na CACB, também funciona o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, criado em 2002. O colegiado é uma iniciativa ligada às associações comerciais, que atua em conjunto com lideranças femininas para debater e incentivar temas que impactam diretamente no empreendedorismo feminino no Brasil.
Fonte: CACB