Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Cadastro Positivo e as novas políticas públicas da economia são discutidas

Notícias 26 de setembro de 2019

Cadastro Positivo, Lei Geral de Proteção de Dados, Liberdade de Empreender, entre outros assuntos referentes a economia do Brasil, foram discutidos durante o Encontro Regional da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), realizado no dia 24/09 no auditório da Associação Comercial de Sorocaba. 

Sobre o Cadastro Positivo, segundo o deputado federal, Marco Bertaiolli, que apresentou o panorama atual dos principais índices da economia do país, no comparativo com o cadastro negativo, apenas 64% dos consumidores têm acesso ao crédito. A partir desta nova medida, 88% dos consumidores passarão a ter acesso ao mercado, um crescimento de 38%. 

Uma conta em atraso, motivada por uma série de razões, como a queda na renda ou o desemprego, deixará de ser determinante no momento de fazer um crediário, como ocorre atualmente. O Cadastro Positivo é o banco de dados com informações de pagamento (pagas em dia e/ou com atraso), dos compromissos financeiros e operações de crédito (pessoa física ou jurídica). 

“O Cadastro Positivo vai trazer justiça ao consumidor, que passou por um período complicado, mas sempre manteve suas contas em dia”, afirmou Bertaiolli. 

Em relação a Lei Geral de Proteção de Dados, o deputado esclarece que o objetivo é proteger os direitos fundamentais de liberdade e privacidade, que estabelece regras sobre como as empresas e o poder público tratam os dados pessoais, ou seja, como coletam, armazenam e vendem. “Trata de medidas a serem tomadas e punições a serem aplicadas em caso de vazamento ou mau uso dos dados coletados. O Cadastro Positivo deve se ater aos limites desta Lei”, ressalta. 

A Facesp tem realizado uma série de Encontros Regionais para levar informações aos empreendedores e esclarecer as dúvidas sobre o Cadastro Positivo. As Associações Comerciais foram as protagonistas no processo que resultou na aprovação do projeto. 

Para o presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Sérgio Reze, as Associações estão cada vez mais presentes nas decisões e projetos para o crescimento da economia. “É de extrema importância que os empresários fiquem por dentro dos índices econômicos, que opinem e lutem por seus ideais. Eles são os responsáveis pela geração de empregos e o fomento da economia do país. A Associação Comercial oferece todo o suporte que ele precisa, além de estar engajada em todas as ações para o bem comum”, finaliza.

 

Informações para a imprensa:

Larissa Costa – Assessora de Imprensa

(15) 3331-1003 / (15) 98146-7182 (WhatsApp)

comunica@acso.com.br

 

Facebook: /acsorocaba

Youtube: 1ASSOCIACAOCOMERCIAL

Instagram: @acsorocaba

Linkedin: Associação Comercial de Sorocaba

Twitter: @ComunicaAcso

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE