Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

“Cadastro Positivo vai aumentar acesso ao crédito”, afirma Bertaiolli, durante Encontro em Jundiaí

Notícias 26 de agosto de 2019

O Cadastro Positivo, que entra em vigor a partir do próximo mês, vai aumentar em 24% o número de pessoas com acesso ao crédito no País. Isso porque, o histórico de pagamentos do consumidor passará a ser analisado. Uma conta em atraso, motivada por uma série de razões, como a queda na renda ou o desemprego, deixará de ser determinante no momento de fazer um crediário, como ocorre atualmente com o cadastro negativo. 

As novidades do Cadastro Positivo foram detalhadas pelo vice-presidente da Facesp e deputado federal, Marco Bertaiolli, durante o Encontro Regional da Facesp, realizado nesta sexta-feira (23/08), em Jundiaí - Região Administrativa 08 (RA 08). 

“O Cadastro Positivo vai trazer justiça ao consumidor, que passou por um período complicado, mas sempre manteve suas contas em dia”, afirmou Bertaiolli, durante a palestra a empreendedores, na Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Jundiaí. “As consequências práticas, a médio prazo, serão uma maior oferta de crédito, a redução dos juros e o aumento do consumo”, garantiu. 

A partir de setembro, todo consumidor passa a ter um score, que definirá o quanto poderá consumir e em quantas vezes poderá financiar. Um estudo de caso real, apresentado por Bertaiolli, aponta que haverá aumento na aprovação do credor que tiver um score positivo. No comparativo, com o cadastro negativo, apenas 66% do total de consumidores têm acesso ao crédito. A partir do Cadastro Positivo, 88% dos consumidores passarão a ter acesso ao mercado. Crescimento de 24%. Cerca de 22,6 milhões de pessoas, que atualmente estão fora do mercado de crédito, voltarão a ter poder de compra.   

“É importante destacar que somente fará parte do Cadastro Positivo o comportamento de pagamento de operações de crédito, isso garante que informações sigilosas como as compras realizadas à vista, o saldo em conta corrente, os investimentos, a renda e as aposentadorias não façam parte das informações a serem consultadas e analisadas para se definir o score”, explicou Bertaiolli. 

A Facesp tem realizado uma série de Encontro Regionais para levar informações aos empreendedores e esclarecer as dúvidas dos empresários sobre o Cadastro Positivo. “A Associação Comercial foi protagonista no processo que resultou na aprovação do projeto e, agora, precisa ser a grande responsável por multiplicar as informações desta iniciativa que trará grandes benefícios ao mercado consumidor, por isso, a Facesp tem ido a todas as regiões do Estado e realizado este trabalho de divulgação”, afirmou o superintendente da Facesp, Natanael Miranda. 

O presidente da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, Elton Monteiro, que também é vice-presidente da RA 8 da Facesp, destacou que o trabalho das Associações Comerciais em prol do Cadastro Positivo é um exemplo de como as ACs são importantes. “As associações estão cada vez mais inseridas nos rumos da nossa sociedade”, disse Monteiro. “Aqui em Jundiaí, por exemplo, definimos a segurança pública com uma das nossas prioridades, desta forma, entregamos, em parceria com a Prefeitura e a Polícia Militar, câmeras de monitoramento e implantamos o programa Detecta. O Brasil precisa se espelhar no trabalho feito pelas Associações Comerciais. Um grupo de voluntários e voluntárias que trabalha para melhorar o bem comum”, afirmou Monteiro.  

 

 

 

 

Mais informações:

Cleber Lazo            

Assessoria de Imprensa Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 55 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE