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Cai o número de pessoas conhecidas desempregadas em São Paulo, aponta estudo da Associação Comercial

Notícias 06 de novembro de 2017

São Paulo, 6 de novembro de 2017. Um estudo da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) revela que, em outubro, cada consumidor paulista disse conhecer, em média, 6,81 pessoas que perderam o emprego nos últimos seis meses. Em setembro essa média era de 7,65. Os dados – do Índice de Confiança de São Paulo (IC-SP) – evidenciam a melhora nos indicadores de emprego, renda e massa salarial, observados desde o início do ano.

“É uma queda significativa e que está alinhada com os números de desemprego divulgados pelo IBGE. A confiança do Estado estava muito baixa e, certamente, a melhora no emprego é um elemento que contribui na percepção mais positiva do consumidor”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

O IC-SP aponta que a confiança do consumidor paulista subiu de 60 para 68 pontos entre setembro e outubro. É o segundo maior patamar deste ano, atrás apenas do registrado em janeiro (70). Apesar de ser uma elevação grande, São Paulo apenas sobe para o mesmo patamar da região Sudeste (68), o que deixa claro como o Estado sentia, de maneira mais aguda que os outros, os efeitos da recessão econômica.

“No Índice Nacional de Confiança (INC) vimos uma melhora significativa no confiança das classes A/B. Como essas classes têm um peso maior em São Paulo, isso explica a alta de oito pontos em outubro”, analisa Burti. Ainda de acordo com ele, por não necessitarem muito de um aparato de crédito, esses consumidores de alta renda se dispõem a comprar mais facilmente produtos de maior valor, o que pode beneficiar o comércio varejista.

Tanto o IC-SP quanto o INC variam entre zero e 200 pontos; o intervalo de zero a 100 é o campo do pessimismo e, de 100 a 200, o do otimismo. A margem de erro é de três pontos. As entrevistas foram realizadas entre os dias 1º e 15 de outubro.

Metodologia

O Índice de Confiança de São Paulo é elaborado pelo Instituto Ipsos a partir de entrevistas pessoais e domiciliares, com base em amostra probabilística e representativa da população de áreas urbanas de acordo com dados oficiais do IBGE (Censo 2010 e PNAD 2014). Trata-se de uma medida da extensão de confiança e segurança da população quanto à sua situação financeira ao longo do tempo. Além de indicar a percepção da população quanto à economia, o índice visa a prever o comportamento do consumidor no mercado.

Veja a pesquisa na íntegra:
http://mkt.acspservicos.com.br/digital/imprensa/ACSP_INC_Sao_Paulo_Onda151_outubro2017

Mais informações:

Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

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