Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Câmara Setorial de Petróleo & Gás da ACS pretende instalar base offshore em Santos

Notícias 12 de novembro de 2019

O estado de São Paulo é o segundo maior produtor de petróleo e gás do País, ficando atrás do Rio de Janeiro. Diante desse cenário e querendo trazer mais fomento à região, a Câmara Setorial de Petróleo e Gás da Associação Comercial de Santos (ACS) planeja um protocolo que envolve as prefeituras de Santos, Guarujá e Cubatão e empresários para a instalação de uma base offshore (base de apoio para abastecimento às plataformas em alto-mar) na Baixada Santista.

A decisão ocorreu durante a apresentação do assessor-executivo da Subsecretaria de Infraestrutura do Governo de São Paulo, Ricardo Cantarani, na manhã desta terça-feira (12), na sala de reuniões do 1º andar da ACS.

De acordo com o coordenador da Câmara Setorial e vice-presidente da ACS, Vicente do Valle, a base offshore é vista como fundamental na região. “Temos um estudo, da empresa Geobrasilis, que demonstra claramente as oportunidades e a importância da retomada dos grandes projetos na área de Petróleo e Gás. Podemos tomá-lo como base e acrescentar ideias de cada município da Baixada Santista, para elaborar o documento que será entregue ao Governo do Estado”.

Para o assessor-executivo da Subsecretaria de Infraestrutura do Governo de São Paulo, Ricardo Cantarani, após a implantação na cidade santista da Unidade de Operações da Bacia de Santos (UO-BS) da Petrobras, é visível a necessidade de atividades para fortalecer a exploração e produção de petróleo.

"É importante que a gente maximize oportunidades para gerar emprego, renda, desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade. O objetivo de estimular o setor de óleo e gás é fundamental para que a gente consiga atrair empresas para a região metropolitana da Baixada Santista".

Ao ser questionado sobre a disputa entre Rio de Janeiro e São Paulo, Cantarani explicou que a Petrobras no estado paulista ainda precisa ser mais explorada.

“O Rio de Janeiro tem essa tradição, desde a década de 70, com a Bacia de Campos. Para São Paulo, esse segmento de exploração e produção ainda é novo. A Petrobras veio para cá há pouco mais de 10 anos. Acho que alguns fatores dificultam essa integração, mas a gente precisa sim fazer o quanto antes essa base. Aqui tem tudo para explorar essa área e ainda temos mais segurança”.

Cantarani lembrou também que o Estado já trabalha para desenvolver mão de obra na região. “Temos a USP em Santos, a Unesp em São Vicente e o Centro Paula Souza, por meio do Via Rápida de Emprego, com cursos de baixa complexidade. Todos eles com áreas voltadas para petróleo e gás. A região tem uma grande potencialidade e inúmeras vocações. Certamente trazer esse novo vetor de desenvolvimento da indústria de gás para cá vai atrair investimentos bilionários”.

Para dar continuidade na elaboração do documento, será marcada uma reunião de trabalho envolvendo representantes dos municípios e do setor na sede da ACS. "Esperamos que esse documento seja concluído ainda este ano para ser encaminhado ao Governo Estadual para, finalmente, darmos fomento ao setor de petróleo e gás", disse Vicente do Valle.

 

Ø  Confira em PDF a apresentação de Ricardo Cantarani sobre os planos e metas do Governo do Estado de São Paulo para o setor de óleo e gás.

 

Fotos em alta

http://www.acs.org.br/images/stories/ALTA/2019/NOVEMBRO/PETROLEOEGAS-A/PETROLEOEGAS_0005.jpg   

http://www.acs.org.br/images/stories/ALTA/2019/NOVEMBRO/PETROLEOEGAS-A/PETROLEOEGAS_0013.jpg  

http://www.acs.org.br/images/stories/ALTA/2019/NOVEMBRO/PETROLEOEGAS-A/PETROLEOEGAS_0015.jpg  

http://www.acs.org.br/images/stories/ALTA/2019/NOVEMBRO/PETROLEOEGAS-A/PETROLEOEGAS_0027.jpg  

http://www.acs.org.br/images/stories/ALTA/2019/NOVEMBRO/PETROLEOEGAS-A/PETROLEOEGAS_0030.jpg  

http://www.acs.org.br/images/stories/ALTA/2019/NOVEMBRO/PETROLEOEGAS-A/PETROLEOEGAS_0032.jpg  

http://www.acs.org.br/images/stories/ALTA/2019/NOVEMBRO/PETROLEOEGAS-A/PETROLEOEGAS_0038.jpg  

http://www.acs.org.br/images/stories/ALTA/2019/NOVEMBRO/PETROLEOEGAS-A/PETROLEOEGAS_0054.jpg  

http://www.acs.org.br/images/stories/ALTA/2019/NOVEMBRO/PETROLEOEGAS-A/PETROLEOEGAS_0097.jpg http://www.acs.org.br/images/stories/ALTA/2019/NOVEMBRO/PETROLEOEGAS-A/PETROLEOEGAS_0103.jpg

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE