Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Câmara vai instalar comissão para discutir implantação do voto distrital misto

Notícias 14 de fevereiro de 2025

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), afirmou que a comissão especial para discutir a implementação do voto distrital misto nas eleições para deputados federais, distritais, estaduais e vereadores vai ser criada após as definições das comissões permanentes da Casa.

O voto distrital é defendido pela Rede de Associações Comerciais como forma de fortalecer a democracia e aumentar o vínculo entre eleitor e eleito.

 

O presidente da Facesp e da CACB, Alfredo Cotait Neto, defendeu o engajamento das federações e associações comerciais do setor produtivo e da classe empreendedora na pauta do voto distrital. “Não podemos mais viver sob esse sistema. Brasília está desconectada das reais necessidades da população, dos empreendedores e de quem gera emprego e renda”, afirmou.

 

Cotait ressaltou que a mobilização para alterar o modelo eleitoral deve ser uma das principais bandeiras da rede de associações comerciais. “Precisamos envolver cada vez mais pessoas, empreendedores e cidadãos brasileiros para apoiar essa mudança tão necessária”, declarou.

A comissão vai analisar o Projeto de Lei 9212/17, aprovado no Senado e enviado à Câmara. Projetos que envolvam matéria de competência de mais de quatro comissões são analisados em comissão especial, e não pelas comissões separadamente.

Conforme o projeto, o eleitor passa a votar diretamente em um candidato para representar seu distrito (sistema distrital) e também em um partido de sua preferência (sistema proporcional). O texto foi aprovado no Senado e está em tramitação na Câmara dos Deputados.

APÓS O CARNAVAL

Hugo Motta afirmou que os líderes estão conversando para instalar os colegiados após o Carnaval. “Os líderes estão começando a discutir internamente, porque sempre tem um conflito. Mais de um partido sempre prioriza as comissões mais importantes. Espero poder resolver isso nos próximos dias e no início de março fazer a instalação”, destacou.

As comissões são distribuídas entre os partidos conforme o princípio da proporcionalidade partidária.

Fonte: Agência Câmara de Notícias 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE