O Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Rede de Associações Comerciais, lançou, nesta sexta-feira (23), a Caravana do Programa Jovem Aprendiz Paulista, ação que visa a mobilização e a apresentação aos micro e pequenos empresários das vantagens na contratação de aprendizes.
Campinas foi a primeira cidade a receber a Caravana. O evento contou com a presença do secretário estadual de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos; da secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Juliana Cardoso; do presidente em exercício da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Marco Bertaiolli; e da vice-presidente da Facesp, Adriana Flosi; além de demais autoridades.
Representantes de instituições parceiras, como Sebrae, e Sescon (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis), entre outras entidades, participaram do evento, realizado em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC).
Os empreendedores presentes contaram com apoio técnico para o cadastramento de suas vagas e conheceram a plataforma de intermediação de mão de obra georreferenciada que identifica os jovens mais próximos do endereço das empresas interessadas. Ao priorizar essa proximidade entre empresa e aprendiz, a iniciativa fomenta a economia local, amplia a conexão entre empreendedores e a comunidade, além de reduzir custos com transporte e tempo de deslocamento.
“O governador Tarcísio teve o desafio de incentivar o micro e pequeno empreendedor a contratar um aprendiz. O Estado assume o custo com a qualificação, e os empreendedores só vão arcar com o salário-mínimo/hora e encargos favorecidos, então é vantagem para a micro e pequena empresa ter pelo menos um aprendiz, que tem a oportunidade de trabalhar com registro na carteira perto de onde mora e estuda e adquirir experiência e conhecimento. Uma grande empresa não está em qualquer esquina, mas uma micro e pequena empresa está”, comenta o secretário de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos.
“Parabenizo o governador Tarcísio de Freitas pelo projeto, que tem no meu amigo e mestre Guilherme Afif Domingos o grande idealizador. Tenho muito orgulho de ter começado a minha vida profissional como jovem aprendiz. Foi assim que muito novo aprendi e entendi a importância da responsabilidade para o mercado de trabalho. É esse tipo de ensinamento que chamo de escola do trabalho, quando o jovem tem a oportunidade de unir estudo e trabalho”, disse o presidente em exercício da Facesp.
A Caravana detalhou os benefícios do programa ao micro e pequeno empresário, tais como a capacitação do aprendiz totalmente custeada pelo Estado, recolhimento do FGTS ser menor que o habitual (apenas 2%), isenção de verbas rescisórias, acompanhamento técnico durante o processo seletivo e todo trâmite de contratação via plataforma do Estado, amparado pela Lei do Aprendiz (10.097/2000).
“Estamos felizes com a oportunidade de sermos a primeira cidade do estado a receber a Caravana. Isso reforça o potencial de Campinas não só para o empreendedorismo, mas em capacidade de acolher e acreditar no potencial desses jovens em busca da primeira oportunidade profissional”, destaca Adriana Flosi, que também é presidente da ACIC Campinas e secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas.
De acordo com dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na região de Campinas há mais de 474 mil micro e pequenas empresas aptas a contratarem aprendizes.
O setor foi responsável por gerar oito a cada dez postos de trabalho no Brasil no ano passado, segundo dados do Sebrae. Cada empresa classificada como ME ou EPP pode contratar um aprendiz.
SOBRE O PROGRAMA
O Jovem Aprendiz Paulista é um programa inédito, diretriz do governador Tarcísio de Freitas, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos. Diferentemente do programa nacional que foca nas médias e grandes empresas, o Jovem Aprendiz Paulista é específico para os micro e pequenos negócios. Para se inscrever e cadastrar as vagas de trabalho, basta acessar o site: jovemaprendiz.sp.gov.br.
O contrato de trabalho pode chegar a 24 meses, com remuneração mensal custeada pelo empregador de até R$ 917,59, com base no salário-mínimo/hora e de acordo com os períodos de expediente e treinamento. A jornada dos aprendizes será de quatro dias de trabalho, com carga horária diária de quatro a seis horas, e um dia exclusivo para capacitação online. Desde o início, os responsáveis pelos jovens recebem notificações do programa e acompanham todo o processo. O treinamento será garantido pelo Governo de São Paulo, inclusive com aulas de preparação comportamental e postura em ambiente de trabalho. Para participar, o jovem precisa estar regularmente matriculado na rede pública de ensino.
Mais informações sobre o Programa em https://jovemaprendiz.sp.gov.br/.
Mais informações:
Cleber Lazo / Comunicação Facesp
cleber.lazo@facesp.com.br / (11) 4240-8034/ (11) 98340-4952
SOBRE A FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 59 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.