O IE-ACIF (Instituto de Economia da Associação do Comércio e Indústria de Franca) realizou projeção econômica para Franca, durante o período de Carnaval, e estima que a data deva movimentar R$ 11,5 milhões nos setores de bebidas e adereços na cidade. O montante é maior do que o projetado no mesmo período do ano anterior, quando a previsão foi de R$ 8 milhões.
“Esses números refletem não apenas a animação dos foliões, mas, também, o impacto econômico significativo da festividade, impulsionando o comércio local, gerando empregos temporários e fortalecendo a identidade cultural e turística da região”, afirma o economista responsável pelo IE-ACIF, Adnan Jebailey, que ainda explica o crescimento da projeção econômica.
“O IE-ACIF verificou um crescimento na abertura de empresas nos segmentos observados e como a projeção se baseia, dentre outros elementos, no número de CNPJs ativos, a maior disponibilidade dos produtos afeta o consumo e os cálculos”, diz.
Nos últimos 5 anos, no número de empresas no setor de bebidas cresceu, em média, 12%, e o setor de adereços 6%. Atualmente, existem 690 empresas ativas no primeiro segmento e 504 no segundo. Para realização da projeção econômica, foram utilizados dados de abertura de CNPJs e faixa de faturamento relacionados ao porte das empresas ativas na cidade.