O hábito de ler um livro físico, comportamento deixado de lado pela Geração Z (nascidos a partir de 1995 até 2010), tem ganhado força entre as pessoas que empreendem e buscam desbravar campos intelectuais. Estudos provam que o desenvolvimento psicomotor por meio da leitura amplia os horizontes cognitivos e fortalecem a mentalização, a disciplina e, obviamente, o conhecimento.
Para mostrar que o hábito é saudável e vale a pena, impulsionando outras pessoas a aderirem à prática, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), grupo ligado à Associação Comercial de Sorocaba e Distrital Votorantim (ACSO), retoma, nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, a prática iniciada no ano passado e o proveito do consumo da literatura por meio do Clube de Leitura, atividade voltada às mulheres empreendedoras e associadas da instituição.
Até o final do ano de 2024, cada sexta-feira, durante uma hora, será agenda das mulheres que buscam ampliar o conhecimento e debater ideias e propósitos, sempre pautados no conteúdo de um livro. “São sugestões [de leitura] com temas relacionados ao crescimento empresarial. As empresárias [participantes do CMEC] adquirem ou baixam um e-book do livro sugerido”, ressalta Adriana Cruz, uma das conselheiras responsáveis pelos encontros.
Conforme ela, um dos propósitos do CMEC é justamente “investir tempo em leitura”. “Para todo problema que existe, tem um livro escrito. O livro nos abre possibilidades, então tomamos a decisão de oferecer o estímulo à leitura por meio desses encontros semanais. São encontros dinâmicos, objetivos e construtivos”, destaca Adriana Cruz.
Para Elaine Pazini, outra conselheira responsável pelo Clube de Leitura, os encontros servem para, “além de estimular o raciocínio, melhorar o nosso vocabulário”. “A leitura amplia o nosso conhecimento sobre vários assuntos e desenvolve a comunicação, além de termos um senso mais crítico, desenvolvendo a criatividade”.
A conselheira lembra, ainda, que o Clube de Leitura leva o conhecimento ao empreendedorismo feminino, “compartilhando experiências e o aprendizado gera a troca de conteúdo, ampliando as visões, por ângulos diferentes”. “Esse é o foco do nosso programa”, diz Elaine Pazini.
O primeiro livro que o grupo terá para debater será ‘Mini Hábitos: como alcançar grandes resultados com o mínimo esforço’, de Stephen Guise, que mostra que o esforço diário “é muito melhor do que não fazer nada”. Com base em pesquisas da neurociência e da psicologia comportamental, o autor desenvolve estratégias não convencionais sobre a importância da força de vontade nos planos de ação, e reforça a necessidade de aprendermos como nosso cérebro funciona para que um bom hábito se estabeleça de forma permanente.
Sobre a Associação
A ACSO, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do setor do comércio e serviços de Sorocaba e Votorantim, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento das cidades. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.