Segundo a palestrante Lorena Silvério, os consumidores estão optando por comprar em empresas que têm excelente atendimento e não pelas que oferecem o preço menor
Na terça-feira, 2 de agosto, às 19h, no Salão de Eventos Alcides Milan, sede da ACE Batatais, o CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura) promoveu a palestra com o tema “Como um atendimento de ponta pode te trazer lucros”, ministrada pela consultora Lorena Silvério, mais de 40 participantes, entre empresários e colaboradores das empresas.
“Organizamos esse evento justamente por observarmos a necessidade das empresas de, principalmente daquelas de atendimento direto ao consumidor, dar maior atenção no momento de recepção e acolhimento ao cliente. Não muito raro, vemos nas redes sociais relatos de consumidores que não se sentiram bem atendidos em algum estabelecimento comercial de nossa cidade, inclusive mencionam que por essa razão preferem comprar no comércio de outras cidades”, comentou Paula Mariano Garcia, coordenadora geral do CMEC Batatais.
Segundo a consultora Lorena Silvério, o mundo vive na era do “Human to Human”, onde as pessoas querem atenção e informação sobre os produtos na hora do atendimento e das vendas, por isso é importante que empresários e colaboradores tenham a consciência que vendas é contato direto, relacionamento, e observar como o sua equipe, responsável pelas vendas e pós-vendas, está tratando os clientes.
“Por isso o atendimento ao cliente é o coração da empresa, onde você pode ganhar muito dinheiro ou perder. O empresário deve incluir na sua rotina uma pesquisa de satisfação com os clientes, de uma maneira formalizada e estratégica e não podemos esquecer de como essa pesquisa será aplicada, é preciso instruir a sua equipe para conseguir medir essas informações de forma que auxilie na melhoria do atendimento”, comentou Lorena.
Durante a palestra, a consultora explanou que o cliente está muito atento ao atendimento e cada vez mais exigente, por isso prefere comprar em empresas que têm experiências diferenciadas, atendimento personalizado e está até disposto à pagar mais por isso, ou seja, o consumidor passa a optar pela empresa que tem um atendimento de excelência, e não pelo preço menor.
“Se a empresa investe em treinamentos, capacitação e desenvolvimento da equipe de vendas e pós vendas, além de fidelizar clientes, que é o que ocorre de forma natural quando ele fica satisfeito com a compra, também passa a faturar mais, além de gerar uma ótima reputação no mercado consumidor”, ressaltou Lorena.
De acordo com uma pesquisa no mercado consumidor, a relação entre atendimento e satisfação, as consequências do bom ou do mau refletem diretamente na empresa da seguinte forma: quando um cliente tem uma “boa experiência” de compra na empresa, de forma espontânea ele passa essa informação para outras quatro pessoas em média, agora se ele “não teve essa boa experiência”, essa informação será mais devastadora, gerando reputação negativa para no mínimo mais 10 pessoas. Então um bom atendimento diz muito sobre a empresa.
“Nossa cidade está com uma deficiência em atendimento, mas tem solução. É capacitar as equipes de vendas e pós vendas das empresas, que devem ser prestativas e utilizarem a cordialidade no processo, demonstrar boa educação e gentileza só acrescentam, e depois aferir a satisfação dos clientes. A fórmula é gerar valor no atendimento, realmente se preocupar com o ser humano que está ali aguardando e querer ser a solução para ele. Cliente satisfeito se torna fiel, sempre retorna para outras compras, gera aumento de faturamento e prosperidade para a empresa”, finalizou Lorena Silvério.