Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

CMEC da Facesp premia empreendedorismo feminino

Notícias 16 de dezembro de 2020

Do Diário do Comércio

Por Mariana Missiaggia 

 

A terça-feira (15/12) foi marcada pela segunda edição do prêmio Tarsila do Amaral promovido pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Em uma cerimônia virtual transmitida por meio do aplicativo Zoom, Ana Cláudia Badra Cotait, presidente do CMEC, se reuniu com empreendedoras de todo o País para reconhecer o trabalho de micro, pequenas e médias empresárias que dividiram suas histórias de sucesso com foco na transformação social.

Trajetórias como a de Débora Pieretti, idelizadora do Instituto Amor em Mechas, foram compartilhadas durante a votação aberta ao público. Trata-se de um projeto solidário entre mulheres que estejam dispostas a doar suas mechas. Transformados em perucas, os fios ajudam a recuperar a autoestima e colaboram no tratamento de pacientes que perderam seus cabelos por causa da quimioterapia ou alopecia.

Foram mais de 2,7 mil votos - deste total, 56% escolheu a história Débora como vencedora do prêmio empreendedora revelação - categoria criada neste ano. As idealizadoras dos projetos Piraporando, Colégio Tarsila do Amaral (Limeira), Rosi Brinquedos e Alere Projetos Educacionais ficaram entre as cinco maiores destaques, respectivamente, segundo avaliação de um júri composto por organizadores do evento e também por votação popular.

As empreendedoras premiadas ganharam de R$ 400 a R$ 3 mil e bolsas de estudos de até 100% na Faculdade do Comércio (FAC), mantida pela ACSP e Facesp. Trata-se da única instituição de ensino do Brasil com foco total para o setor do varejo. 

Nina Silva, uma das fundadoras do movimento Black Money; Mônica Monteiro, que acaba de assumir a diretoria executiva de todos os canais pagos do Grupo Bandeirantes; Fernanda Feitosa, diretora e fundadora do Festival Internacional de Arte de São Paulo (SP Arte); Andreza Chagas, criadora de marca própria de jeans-wear; e Ilana Trombkla, cofundadora da Frente Parlamentar do Programa Antártico Brasileiro também foram homenageadas na ocasião.

“Nós trabalhamos para estimular a mulher a empreender, a inovar e a melhorar a cada dia a gestão de seu próprio negócio”, afirmou Ana Cláudia. 

Também participaram do evento Alfredo Cotait, presidente da ACSP e Facesp, Alessandra Andrade, coordenadora do Conselho de Inovação e vice-presidente da ACSP e Wilson Victorio Rodrigues, diretor-geral da FAC.

HISTÓRIA DO PRÊMIO

Em 2019, a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, Ana Cláudia Cotait, procurou a sobrinha-neta da artista modernista e coordenadora dos projetos ligados à pintora, Tarsilinha do Amaral, para falar sobre a iniciativa da ACSP e da Facesp.

A empresária, então, cedeu a chancela do prêmio às entidades ligadas ao setor do varejo. “É uma honra podermos dar este incentivo em prol do fomento da cultura e do empreendedorismo feminino, pois a cultura, quando associada ao empreendedorismo, promove as pessoas, amplia os negócios e consolida a cidadania”, diz Ana Cláudia.

O prêmio foi criado no ano passado para homenagear trabalhos de mulheres conectados diretamente à cultura e ao empreendedorismo. Em 2019, foram contempladas com três réplicas da obra Abapuru (1928), uma das principais pinturas a óleo de Tarsila que retrata o período antropofágico do movimento modernista brasileiro: Beatriz Mendes Gonçalves Pimenta Camargo, primeira mulher a presidir o Museu de Arte de São Paulo (MASP); Luiza Helena Trajano, administradora da rede varejista Magazine Luiza; e Eva Wilma, consagrada atriz e bailarina brasileira. 


Mais fotos do evento:

https://www.flickr.com/photos/acsp_photos/albums/72157717346692723

 

Acompanhe a íntegra da premiação:

https://www.youtube.com/watch?v=GcFvCcTKZms

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE