Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

CMEC da Facesp vai apoiar a campanha Abrace o Marajó

Notícias 27 de setembro de 2019

O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Facesp vai apoiar o projeto Abrace o Marajó, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O anúncio foi feito pela presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait, durante encontro com empresárias, na sede da Hípica, em São Paulo. O evento contou com a presença da ministra Damares Alves.

“Para nós do Conselho da Mulher será um prazer apoiar esta causa tão importante. Vamos abraçar com muita força o Marajó”, afirmou Ana Claudia, que estava acompanhada pelo presidente da Facesp, Alfredo Cotait Neto. “Nosso foco é e sempre será o fomento ao empreendedorismo, mas quando nos associamos a um objetivo tão importante, agregamos valor ao Conselho e nos fortalecemos”, disse.

O programa Abrace o Marajó visa o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e a violência contra a mulher no Arquipélago do Marajó por meio de campanhas de conscientização.

A expectativa do Ministério é que a adesão do CMEC e demais entidades leve a parcerias público-privadas para as áreas de turismo, serviços e comércio da região.

Para a ministra, as ações conjuntas vão impulsionar o projeto lançado em julho deste ano. “Queremos que esta região se desenvolva, o povo tenha acesso a emprego, à informação, à presença do Estado. Desta forma, podemos ampliar nossas ações para proteger mulheres, crianças e outros grupos vulneráveis”, enfatiza a ministra.

O Marajó foi escolhido numa proposta de choque social que deve servir como laboratório para a implementação de ações em outros lugares do País. Além dos habituais reforços na rede de proteção das crianças, como a equipagem de conselhos tutelares e ações de enfrentamento à exploração, a novidade está na intenção de desenvolver o potencial econômico local.

Além do CMEC, o Abrace recebeu apoio da Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil e da Virada Feminina. 

Conscientização

Um dos principais desafios será o de conscientizar a população sobre os canais de denúncia. Nos últimos cinco anos, o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) registrou 895 casos de abuso e exploração sexual na região e o Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) recebeu 452 denúncias de agressão contra a mulher. Cerca de 80% delas afirmam que os crimes ocorreram dentro de casa.

Na avaliação do ministério, os números indicam uma subnotificação, o que indica a necessidade de maior divulgação dos canais.

Mais informações:

Cleber Lazo            

Assessoria de Imprensa Facesp

cleber.lazo@facesp.com.br

(11) 3180-3539

 

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 55 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE