A presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), Ana Claudia Badra Cotait, reuniu-se com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para discutir políticas públicas que promovam o empreendedorismo feminino no Brasil. O encontro destacou a importância de iniciativas que impulsionem o desenvolvimento econômico e social do País, com foco no protagonismo das mulheres.
Durante a audiência, Ana Claudia apresentou uma pauta com sete propostas estratégicas, entre elas: a criação de linhas de crédito com juros reduzidos e garantias públicas para facilitar o financiamento de pequenos negócios; a redução da carga tributária; a concessão de incentivos fiscais; e a atualização do teto de faturamento do Simples Nacional. Medidas que visam a eliminação de barreiras e a geração de oportunidades.
O ministro Alckmin destacou as ações já implementadas pelo Ministério, com ênfase no programa de “neoindustrialização”. Ele citou o projeto “Brasil Mais Produtivo”, que auxiliou mais de 43 mil micro, pequenas e médias empresas na transição para a indústria 4.0, reforçando o compromisso do governo com a modernização e a competitividade do setor produtivo.
EXPANSÃO E NOVOS HORIZONTES
Ana Claudia também compartilhou com o ministro a trajetória do CMEC, que hoje está presente em 954 municípios brasileiros. Ela detalhou os planos de internacionalização da entidade, que incluem a criação de um programa exclusivo para mulheres empreendedoras, semelhante ao Ceciex (Conselho Brasileiro das Empresas Comerciais Importadoras e Exportadoras).
“Acreditamos que o empreendedorismo feminino é uma das principais alavancas para o desenvolvimento econômico e social. Estamos construindo, juntas, um Brasil mais justo e igualitário”, afirmou Ana Claudia. “Com mais de 900 conselhos espalhados pelo país, o CMEC reforça o compromisso de empoderar e de impulsionar as empreendedoras”, acrescentou.
“O CMEC segue firme em sua missão de promover o empreendedorismo feminino, fortalecendo as redes de apoio e influenciando políticas públicas que garantam a maior equidade e oportunidades para as mulheres”, finalizou.
WeForum
Durante o encontro, Ana Claudia convidou o ministro Alckmin para dois eventos importantes: o WeForum, que ocorrerá no dia 26 de março, em Belo Horizonte (MG), e o lançamento do livro “A luta pela livre iniciativa”, de Alfredo Cotait Neto, presidente da CACB e da Facesp, marcado para 2 de abril, em São Paulo.
A reunião foi intermediada por Laura Guaraciaba, superintendente administrativa do governo do estado de Alagoas e entusiasta do empreendedorismo feminino. Além dela e da presidente do CMEC, a comitiva contou com a presença de cinco conselheiras: Beatriz Guimarães (DF), Izabel Mendes (MG), Vanilsa de Oliveira (SC), Kelly Rodrigues (RO) e Cléa Mascarenhas (AL).
Fonte: CACB