
Mulheres de destaque nos setores público e privado se reuniram nesta terça-feira (11/11), no Brasília Palace Hotel, para a 4ª edição do Brasília Summit Lide – Correio Braziliense, que teve como tema central “Mulheres Líderes”. O encontro promoveu debates sobre o impacto e os diferenciais da gestão feminina em diversas áreas.
Um dos destaques foi a participação de Ana Cláudia Badra Cotait, presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), que integrou o painel “O impacto e diferenciais da gestão feminina em governos e no setor privado”.
Ana Cláudia destacou o papel do CMEC na valorização e no fomento ao empreendedorismo feminino. Criado em 2019, o Conselho apoia mulheres, por meio das Associações Comerciais, de todo o país. “Quando comecei este trabalho, entendia muito pouco sobre a essência do empreendedorismo. Fui aprender ouvindo as mulheres e viajando para compreender o que elas precisavam”, contou.
Hoje, o CMEC está presente em mais de 950 Associações Comerciais e já alcançou mais de 100 mil mulheres em todo o Brasil. “Nosso foco é estimular a mulher a empreender. A mulher se capacita mais, é agregadora e sempre teve papel central - desde os tempos de guerra, quando cuidava da casa, do dinheiro e da família”, lembrou.
Ana Cláudia também ressaltou a importância do equilíbrio emocional e da autoestima como base para o sucesso. “Criei um projeto de lei para instituir o Dia da Autoestima da Mulher, celebrado em 21 de setembro, no estado de São Paulo. É fundamental que a mulher esteja emocionalmente equilibrada e confiante para gerar seu próprio negócio”, afirmou.
Outro ponto abordado foi a formalização do empreendedorismo feminino como caminho para o crescimento. “Quando a mulher que empreende em casa se formaliza como MEI, ela passa a vender para prefeituras e grandes empresas. Esse é um dos nossos principais focos”, completou.

LIDERANÇAS
O evento também reuniu lideranças políticas e empresariais que reforçaram a força transformadora da mulher na gestão pública e privada e defenderam a ampliação dos espaços de poder e da equidade de gênero no Brasil. O encontro evidenciou que a presença feminina é sinônimo de resultados, sensibilidade e eficiência.
Entre as presenças estavam: Ilana Trombka, diretora-geral do Senado; Cristiane Lima Bukowitz, diretora de Gestão de Pessoas do BRB; e Lidia Abdalla, CEO do Grupo Sabin.
Também participaram a vice-governadora do DF, Celina Leão; a primeira-dama do DF, Mayara Rocha; a secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira; e as senadoras Eliziane Gama (MA) e Soraya Thronicke (MS).
Confira a participação de Ana Cláudia, no 4º Brasília Summit Lide: https://youtu.be/mjQ5vBox6_w?t=6329

Fontes: LIDE, Correio Braziliense e CACB