Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

CMEC Nacional realiza 1ª Reunião Ordinária de 2025 e reforça apoio ao empreendedorismo feminino

Notícias 11 de fevereiro de 2025

CMEC Nacional na sede da CACB | Foto: Reisy Ruzzi

O Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC Nacional) realizou, nesta terça-feira (11), sua primeira Reunião Ordinária do ano, na sede da CACB, em Brasília. O encontro reuniu mais de 30 membros, presencialmente e online, para debater estratégias de fortalecimento da rede e ampliação das iniciativas de apoio às mulheres empreendedoras.

A vice-presidente da entidade, Ivani Boscolo, destacou a importância da colaboração entre as conselheiras. “São vocês, unidas e maravilhosas, que fazem o CMEC ser o que é”, afirmou. Ela defendeu a necessidade de diálogo com parlamentares e lideranças de diferentes partidos para ampliar a atuação do Conselho, sugerindo ainda reuniões com senadoras para tratar do empreendedorismo feminino na política: “Eu garanto que a política também é uma forma de empreendedorismo”, definiu.

Vice-presidente do CMEC Nacional, Ivani Boscolo| Foto: Reisy Ruzzi

A afirmação teve apoio de Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC Nacional: “Vamos adotar novas estratégias, dedicar nossas agendas em Brasília também para ampliar a atuação parlamentar, com visitas aos deputados e senadores dos seus estados. Investir nesse relacionamento dentro do Congresso Nacional vai ajudar cada um dos nossos conselhos a se fortalecer”.

Ela também ressaltou o papel estratégico do conselho. “Não apenas orientamos, mas também fomentamos ações dos CMECs estaduais. Somos um abre-portas para todas vocês”, afirmou. Entre os objetivos do ano, citou a capitalização do CMEC com programas de mentoria, a criação de um site, parcerias com a Faculdade do Comércio e e-commerces. Além disso, para impulsionar novos projetos, ela incentivou as conselheiras a buscarem patrocinadores master e reforçou a importância de apoio institucional.

Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC Nacional | Foto: Reisy Ruzzi

Uma das pautas da reunião foi a apresentação de evolução do projeto Desenvolve Mulher Empreendedora, que já implantou CMECs em 147 municípios e promoveu oficinas de formação de liderança e expansão da rede.

Durante a reunião, foram empossadas as novas conselheiras: Cacilda Maria Aragão (Acese – SE), Ilsa Gonçalves (Faciase – SE), Kaká Cerutti (ACPA – RS), Paola Battistella (Faciap – PR), Rivânia de Oliveira (Facern – RN),  Vanilsa Pereira (Facisc – SC) e Gerlane Baccarin (Facir – RR). Josi Martins assumiu como conselheira consultiva.

Durante a Palavra das Conselheiras, foi aberta a oportunidade a todas as participantes de forma presencial a falarem um pouco sobre seus conselhos estaduais. Beatriz Guimarães, conselheira técnica do Distrito Federal, apontou que a solidez presente na entidade hoje é decorrente dessa liderança que luta todos os dias pela empreendedoras: “A força que temos hoje deve-se a visão estratégica em prol da mulher que empreende”.

Izabel Mendes, conselheira técnica de Minas Gerais, disse que “o que não é visto não é desejado, quando as pessoas veem elas entendem como o trabalho é feito de verdade”. Ela também comentou sobre a importância da realização de eventos sobre empreendedorismo feminino, não exclusivo ao público feminino, com a presença do público masculino que “precisa ouvir”.

“O resultado que o CMEC vem apresentando no Rio Grande do Norte (RN) é robusto – todas as nossas vivências têm sido a muitas mãos e nos tornamos um exemplo de sororidade empresarial com redes de apoio sendo construídas e consolidadas”, definiu Rivânia de Oliveira, conselheira técnica de RN.

Foi anunciada ainda a 2ª edição do Up Starts, concurso exclusivo para mulheres proprietárias ou sócias majoritária de empresas devidamente registradas.

Outra novidade divulgada no evento é o CMEC em Pauta, um informativo mensal que será feito com o auxílio de todos os conselhos estaduais que deverão enviar os feitos da entidade.

As empresárias também falaram sobre os próximos eventos – a edição deste ano do Women Entrepreneur Forum (WeForum), que deve reunir mais de 600 empresárias, de todo o mundo, nos dias 26 e 27 de março, em Belo Horizonte, e o  , no dia 25 de novembro, São Paulo, com inscrições abertas a partir de março.

“Quero agradecer muito a presença de todas, são todas empresarias, donas de negócio, sem tempo, mas a gente sai cheia de ideias para esse trabalho voluntário que é tão importante”, concluiu Ana Claudia, que na sequência foi homenageada pela Assembleia Legislativa do DF com o título de cidadã benemérita de Brasília.

Fonte: CACB

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE