Confira a programação completa:
Dia 20 de março (Museu do Amanhã)
17h Credenciamento
17h30 Abertura e boas vindas com Mônica Monteiro e Ana Claudia
18h – Apresentação de:
- Vitoria Diogo – Deputada da Assembléia da República, Parlamento Moçambicano
- Eduardo Paes – Prefeito do Rio de Janeiro
- Bahia Tahzib-Lie – Embaixadora dos Direitos Humanos dos Países Baixos
- Alireza Akhondi – Membro do Parlamento Sueco
19h30 – Coquetel
21h – Encerramento
Dia 21 de março (CCBB)
09h - Abertura e Boas-vindas com Debora Aguilar, fundadora da Lady Diamond
9h15 - Carla Pinheiro – Presidente do conselho de mulheres da Firjan SESI
9h30 - Painel 1 Inovação e Tecnologia
- Moderadora: Elisa Sohlman – CEO da Câmara de Comércio Sueco-Brasileira e vice-presidente da Wicci Brazil
- Fabiano Funari – Country head Brazil na HCL Technologies
- Flávia Freitas – Corporate Social Responsability na IBM Latin America
- Lindalia Junqueira – Embaixadora Women in Tech no Brasil
- Mia Stark – CEO da Grazit Brasil
- Mobilizadora: Joyce Trindade – Secretária de políticas da promoção da mulher na Prefeitura do Rio de Janeiro
10h50 - Painel 2 Indústria
- Moderadora: Janete Vaz – Presidente do conselho do Grupo Sabin
- Cristhine Samorini – Presidente da Findes
- Eliane Damasceno – Coordenadora da Divisão de Projetos do Firjan-SESI
- Marta Diez – Presidente da Pfizer no Brasil
- Patricia Frossard – Country manager da Philips no Brasil
- Mobilizadora: Sara Velloso – Diretora financeiro do Grupo Bandeirantes
12h - Painel 3 Finanças
- Moderadora: Andressa Guaraná – Diretora de Redação do Grupo Bandeirantes
- Daniel Darahem – CEO do JPMorgan Brazil
- Margarete Coelho – Diretora de Administração e Finanças do Sebrae
- Natália Dias – Diretora de Mercado de Capitais do BNDES
- Mobilizadora: Rijarda Aristóteles – Presidente do Clube Mulheres de Negócios
13h - Almoço
14h15 - Painel 4 Comunicação e Imagem
- Moderadora: Daniela Mignani – Mentora Top2You e ex-diretora-geral de canais pagos da Globo
- Angel Izurieta – Country manager no Google Cloud Chile
- Roberta Salvador – Diretora jurídica na L’Oréal
- Mônica Albuquerque - Head of Talent Management & Teleseries Development na Warner Bros. Discovery
- Mobilizadora: Sara Cohen – Diplomata no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino do Países Baixos
15h30 – Painel 5 Energia
- Moderadora: Marianne Feldmann – Vice-presidente da Wicci
- Nalu Feracioli – CEO Latam de Transmission Services na Siemens
- Energy
- Paula Altavilla – CEO da Schneider Electric para Argentina, Paraguai e Uruguai
- Roseane Santos – Conselheira de administração na CCEE
- Wilson Ferreira Jr – Presidente Eletrobras
- Mobilizadora: Daniella Abreu – Fundadora da Sustainpolis
16h45 – Painel 6 Consumo
- Moderadora: Cristiane Amaral - Líder do setor de Consumo & Retail da EY para América do Sul
- Dan Cockerell – Palestrante, autor, ex-executivo da Disney e ex-vice-presidente do Magic Kingdom
- Liel Miranda – Presidente da Mondelez Brasil
- MárcIa Marçal – Sócia-fundadora da Marfrig
- Flavia Maria Bittencourt – Managing director Latin America e Board Member da Adidas
18h – Encerramento
Serviço
2º WeForum - Women Entrepreneur Forum
Dia 20 de março de 2023, das 18 às 22h
Museu do Amanhã (Praça Mauá, 01 - Centro, Rio de Janeiro)
Dia 21 de março de 2023, das 9h às 18h.
CCBB - Centro Cultural Bando do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro)
Para assistir o primeiro dia de evento acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=WSA1MP7mYu8
Para assistir o segundo dia do evento acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=N1XTtdhuxr0
Informações úteis sobre os painéis temáticos
Inovação e Tecnologia: Há mercado e espaço para crescimento. De acordo com o Índice Global de Inovação, o Brasil está em segundo lugar na América Latina, podendo atingir a liderança com algum esforço e organização - ainda que estejamos em 54o no ranking mundial, um avanço de três posições em relação a 2021. Neste cenário, a presença feminina se faz fundamental. Dados do Ministério do Trabalho apontam que a participação feminina no mercado de tecnologia cresceu cerca de 80% nos últimos sete anos, passando de 27,9 mil mulheres para mais de 50 mil em 2022. Dá para melhorar mais ainda, pois apenas 5% das startups brasileiras são fundadas com a participação de mulheres.
Indústria: Um dos males a ser combatido é a inexorável desindustrialização, que afeta a competitividade brasileira e barra a presença feminina. Neste cenário desigual, há gargalos concentradores. Se de um lado o agronegócio (no Centro-Oeste e Norte) e o segmento de óleo e gás (litoral Sudeste) se desenvolvem sem parar, há dificuldades infraestruturais em setores como o petroquímico e automotivo (Sul, Sudeste e Nordeste), com fechamento de unidades e falta de investimentos. No agro, a presença feminina em toda a cadeia é de 13%, na área química 14%, em petróleo 15%. E diante da falta de políticas industriais consistentes, esses desequilíbrios tendem a aumentar.
Finanças: O mercado financeiro, disruptividade, posição feminina no setor e a autonomia das mulheres na decisão de seus investimentos. O debate sobre como aumentar o número de mulheres investidoras ganha força. Felizmente, apesar de ainda ser a minoria, a quantidade de investidoras aumentou no Brasil. A presença de mulheres que afirmam ter alguma aplicação financeira avançou de 28% em 2021 para 33% em 2022, enquanto o de homens cresceu de 34% para 40% nesse intervalo. Ao todo, o número de investidores subiu de 31% para 36% no mesmo período.
Comunicação e Imagem: Tratará da importância das companhias nas suas comunicações e na construção e manutenção da própria imagem, considerando a velocidade e o alcance pelos meios digitais e a forte presença feminina em cargos de PR. Em uma pesquisa da Associação de Diretores de Comunicação do Panamá (Dircom Panamá), 83% dos entrevistados disseram entender que as empresas são uma plataforma poderosa para falar sobre importantes desafios sociais e contribuir para sua solução. O consumidor, entretanto, não quer mais apenas o produto ou serviços, pois também almeja o alinhamento das empresas com compromissos sociais, ambientais e políticos com os quais se identifica.
Energia: Aborda o panorama do setor energético brasileiro e mundial, a ascensão das fontes renováveis, a crise de demanda e os desafios e perspectivas para o gênero feminino na energia. Encontro é a chance de amplificar a voz feminina no setor, expondo conhecimentos e criando um local de fala para acolher as trabalhadoras da área. Embora as mulheres representem quase metade da população mundial, a igualdade de gênero é um desafio. No setor de energia, as mulheres estão significativamente sub-representadas, formando apenas 32% da força de trabalho no segmento de energia renovável, e somente 21% da força de trabalho eólica, segundo pesquisa divulgada pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena).
Consumo: Aborda pontos importantes na área, como as perspectivas do retails, o cenário do e-commerce e as perspectivas gerais do setor. Sendo o destaque da atualidade, o faturamento do comércio eletrônico brasileiro chegou a R$ 262,7 bilhões em 2022, alta de 1,6% em relação ao ano anterior. Segundo levantamento da NielsenIQEbit, houve elevação de 24% na quantidade de consumidores no e-commerce brasileiro, na comparação com o ano anterior. Apesar do crescimento bem abaixo da inflação, após anos de altas de duplo dígito na pandemia, o valor representa um recorde para o setor que foi engrandecido pela presença feminina. Entre as empreendedoras de todos os tamanhos e faturamentos, 72% das mulheres atuam no on-line, contra 64% dos homens.
|