Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

CMEC oferece oportunidades para empreendedoras fazerem negócios internacionais durante WeForum no Rio

Notícias 17 de março de 2023

 

Com o objetivo de impulsionar o protagonismo e o fortalecimento econômico de mulheres, o CMEC (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura), a CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) e a WICCI (Women’s Indian Chamber of Commerce and Industry), oferecem a oportunidades para que elas façam negócios internacionais durante o 2º Women Entrepreneur Forum (WeForum), um dos maiores encontros globais de mulheres empreendedoras e CEOs.   

O evento será realizado nos dias 20 e 21 de março, no Rio de Janeiro, e contará com a presença de empresárias e lideranças de diversos países que participarão no formato presencial e on-line.  

“A união do CMEC com o WeForum tem como missão promover a interação, a conexão e a colaboração entre as mulheres de todo o mundo, para fortalecer a mentalidade empreendedora da mulher e possibilitar novas oportunidades de negócios”, afirmou a presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait.   

“O fórum internacional também será uma grande oportunidade de geração e ampliação de negócios e investimentos. Vamos ter a chance de ouvir e debater, com as grandes líderes de mercado, temas como inovação e tecnologia, indústria, entre outros”, disse a diretora executiva do Grupo Bandeirantes de Comunicação e coordenadora do CMEC, Mônica Monteiro, que é idealizadora do Fórum e será uma das palestrantes do encontro.   

Os temas que serão abordados nos painéis temáticos são: Inovação e Tecnologia, Indústria, Finanças, Comunicação e Imagem, Energia e Consumo. 

Além da presidente do CMEC, o WeForum contará com nomes como Marcia Marçal dos Santos, sócia-fundadora da Marfrig; Roseane Santos, conselheira de Administração da Câmara de Comércio de Energia Elétrica (CCEE); Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional; Marta Diez, presidente da Pfizer no Brasil, entre outras lideranças. 

 O evento tem o patrocínio da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), Brazilcham Sweden, CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), CNI (Confederação Nacional das Indústrias), Compactor, FecomércioRJ, Firjan – SESI, Granado, Hera, IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão), Lady Diamond, Money Report, Mulheres de Negócios.PT, Mulheres Positivas, Museu do Amanhã, Netherlands, OBME, Schneider Electric, Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, Sesc e W-CFO Brazil. 

Confira a programação completa: 

Dia 20 de março (Museu do Amanhã) 

17h Credenciamento 

17h30 Abertura e boas vindas com Mônica Monteiro e Ana Claudia  

18h – Apresentação de:  

  • Vitoria Diogo – Deputada da Assembléia da República, Parlamento Moçambicano 
  • Eduardo Paes – Prefeito do Rio de Janeiro 
  • Bahia Tahzib-Lie – Embaixadora dos Direitos Humanos dos Países Baixos 
  • Alireza Akhondi – Membro do Parlamento Sueco  

19h30 – Coquetel  

21h – Encerramento  

Dia 21 de março (CCBB) 

09h - Abertura e Boas-vindas com Debora Aguilar, fundadora da Lady Diamond 

9h15 - Carla Pinheiro – Presidente do conselho de mulheres da Firjan SESI  

9h30 - Painel 1 Inovação e Tecnologia 

  • Moderadora: Elisa Sohlman – CEO da Câmara de Comércio Sueco-Brasileira e vice-presidente da Wicci Brazil  
  • Fabiano Funari – Country head Brazil na HCL Technologies  
  • Flávia Freitas – Corporate Social Responsability na IBM Latin America  
  • Lindalia Junqueira – Embaixadora Women in Tech no Brasil  
  • Mia Stark – CEO da Grazit Brasil 
  • Mobilizadora: Joyce Trindade – Secretária de políticas da promoção da mulher na Prefeitura do Rio de Janeiro  

10h50 - Painel 2 Indústria 

  • Moderadora: Janete Vaz – Presidente do conselho do Grupo Sabin 
  • Cristhine Samorini – Presidente da Findes  
  • Eliane Damasceno – Coordenadora da Divisão de Projetos do Firjan-SESI  
  • Marta Diez – Presidente da Pfizer no Brasil  
  • Patricia Frossard – Country manager da Philips no Brasil  
  • Mobilizadora: Sara Velloso – Diretora financeiro do Grupo Bandeirantes  

12h - Painel 3 Finanças 

  • Moderadora: Andressa Guaraná – Diretora de Redação do Grupo Bandeirantes 
  • Daniel Darahem – CEO do JPMorgan Brazil  
  • Margarete Coelho – Diretora de Administração e Finanças do Sebrae 
  • Natália Dias – Diretora de Mercado de Capitais do BNDES  
  • Mobilizadora: Rijarda Aristóteles – Presidente do Clube Mulheres de Negócios 

13h - Almoço 

14h15 - Painel 4 Comunicação e Imagem 

  • Moderadora: Daniela Mignani – Mentora Top2You e ex-diretora-geral de canais pagos da Globo 
  • Angel Izurieta – Country manager no Google Cloud Chile  
  • Roberta Salvador – Diretora jurídica na L’Oréal  
  • Mônica Albuquerque - Head of Talent Management & Teleseries Development na Warner Bros. Discovery  
  • Mobilizadora: Sara Cohen – Diplomata no Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino do Países Baixos 

15h30 – Painel 5 Energia 

  • Moderadora: Marianne Feldmann – Vice-presidente da Wicci  
  • Nalu Feracioli – CEO Latam de Transmission Services na Siemens 
  • Energy 
  • Paula Altavilla – CEO da Schneider Electric para Argentina, Paraguai e Uruguai 
  • Roseane Santos – Conselheira de administração na CCEE 
  • Wilson Ferreira Jr – Presidente Eletrobras  
  • Mobilizadora: Daniella Abreu – Fundadora da Sustainpolis  

16h45 – Painel 6 Consumo 

  • Moderadora: Cristiane Amaral - Líder do setor de Consumo & Retail da EY para América do Sul 
  • Dan Cockerell – Palestrante, autor, ex-executivo da Disney e ex-vice-presidente do Magic Kingdom 
  • Liel Miranda – Presidente da Mondelez Brasil  
  • MárcIa Marçal – Sócia-fundadora da Marfrig  
  • Flavia Maria Bittencourt – Managing director Latin America e Board Member da Adidas 

18h – Encerramento  

Serviço 

2º WeForum - Women Entrepreneur Forum 

Dia 20 de março de 2023, das 18 às 22h 

Museu do Amanhã (Praça Mauá, 01 - Centro, Rio de Janeiro) 

Dia 21 de março de 2023, das 9h às 18h. 

CCBB - Centro Cultural Bando do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66 - Centro, Rio de Janeiro) 

Para assistir o  primeiro dia de evento acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=WSA1MP7mYu8

Para assistir o segundo dia do evento acesse aqui: https://www.youtube.com/watch?v=N1XTtdhuxr0

 

Informações úteis sobre os painéis temáticos  

Inovação e Tecnologia: Há mercado e espaço para crescimento. De acordo com o Índice Global de Inovação, o Brasil está em segundo lugar na América Latina, podendo atingir a liderança com algum esforço e organização - ainda que estejamos em 54o no ranking mundial, um avanço de três posições em relação a 2021. Neste cenário, a presença feminina se faz fundamental. Dados do Ministério do Trabalho apontam que a participação feminina no mercado de tecnologia cresceu cerca de 80% nos últimos sete anos, passando de 27,9 mil mulheres para mais de 50 mil em 2022. Dá para melhorar mais ainda, pois apenas 5% das startups brasileiras são fundadas com a participação de mulheres.  

Indústria: Um dos males a ser combatido é a inexorável desindustrialização, que afeta a competitividade brasileira e barra a presença feminina. Neste cenário desigual, há gargalos concentradores. Se de um lado o agronegócio (no Centro-Oeste e Norte) e o segmento de óleo e gás (litoral Sudeste) se desenvolvem sem parar, há dificuldades infraestruturais em setores como o petroquímico e automotivo (Sul, Sudeste e Nordeste), com fechamento de unidades e falta de investimentos. No agro, a presença feminina em toda a cadeia é de 13%, na área química 14%, em petróleo 15%. E diante da falta de políticas industriais consistentes, esses desequilíbrios tendem a aumentar.  

Finanças: O mercado financeiro, disruptividade, posição feminina no setor e a autonomia das mulheres na decisão de seus investimentos. O debate sobre como aumentar o número de mulheres investidoras ganha força. Felizmente, apesar de ainda ser a minoria, a quantidade de investidoras aumentou no Brasil. A presença de mulheres que afirmam ter alguma aplicação financeira avançou de 28% em 2021 para 33% em 2022, enquanto o de homens cresceu de 34% para 40% nesse intervalo. Ao todo, o número de investidores subiu de 31% para 36% no mesmo período.  

Comunicação e Imagem: Tratará da importância das companhias nas suas comunicações e na construção e manutenção da própria imagem, considerando a velocidade e o alcance pelos meios digitais e a forte presença feminina em cargos de PR. Em uma pesquisa da Associação de Diretores de Comunicação do Panamá (Dircom Panamá), 83% dos entrevistados disseram entender que as empresas são uma plataforma poderosa para falar sobre importantes desafios sociais e contribuir para sua solução. O consumidor, entretanto, não quer mais apenas o produto ou serviços, pois também almeja o alinhamento das empresas com compromissos sociais, ambientais e políticos com os quais se identifica.  

Energia: Aborda o panorama do setor energético brasileiro e mundial, a ascensão das fontes renováveis, a crise de demanda e os desafios e perspectivas para o gênero feminino na energia. Encontro é a chance de amplificar a voz feminina no setor, expondo conhecimentos e criando um local de fala para acolher as trabalhadoras da área. Embora as mulheres representem quase metade da população mundial, a igualdade de gênero é um desafio. No setor de energia, as mulheres estão significativamente sub-representadas, formando apenas 32% da força de trabalho no segmento de energia renovável, e somente 21% da força de trabalho eólica, segundo pesquisa divulgada pela Agência Internacional de Energia Renovável (Irena).  

Consumo: Aborda pontos importantes na área, como as perspectivas do retails, o cenário do e-commerce e as perspectivas gerais do setor. Sendo o destaque da atualidade, o faturamento do comércio eletrônico brasileiro chegou a R$ 262,7 bilhões em 2022, alta de 1,6% em relação ao ano anterior. Segundo levantamento da NielsenIQEbit, houve elevação de 24% na quantidade de consumidores no e-commerce brasileiro, na comparação com o ano anterior. Apesar do crescimento bem abaixo da inflação, após anos de altas de duplo dígito na pandemia, o valor representa um recorde para o setor que foi engrandecido pela presença feminina. Entre as empreendedoras de todos os tamanhos e faturamentos, 72% das mulheres atuam no on-line, contra 64% dos homens. 

Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE