O Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da CACB promoveu, nesta quarta-feira (04), em Brasília, uma oficina de formação com foco na atuação das consultoras do projeto Desenvolve Mulher Empreendedora, realizado em parceria com o Sebrae. O treinamento abordou a preparação de lideranças femininas para serem incentivadoras do movimento e replicadoras do modelo de atuação em rede, ampliando a capilaridade de atuação do CMEC. Também outros temas foram abordados, como a metodologia do Empreender, apresentação de boas práticas e casos de sucesso nos estados.
Segundo a presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait, o encontro é uma oportunidade para as profissionais se atualizarem sobre a atuação do grupo e sobre qual o papel que ele desempenha nas Associações Comerciais do país. “Nosso Conselho está crescendo, já estamos em 25 estados e em mais de 600 municípios. Por isso, é tão importante o alinhamento entre nossas consultoras”, declarou ela em um vídeo apresentado no início do encontro.
Durante a abertura da oficina, a conselheira para Assuntos Institucionais do CMEC Nacional, Vandira Peixoto, destacou a importância dos momentos de troca de informações. Marcia Nadler, coordenadora do CMEC no Maranhão, apontou as conexões como o caminho para fortalecer os conselhos e promover melhorias ao ambiente empresarial.
Já Izabel Mendes, presidente da Federaminas Mulher, pediu confiança nos resultados e nas entregas que o projeto trará às consultoras e, consequentemente, aos conselhos nos quais trabalham.
O superintendente Administrativo-Financeiro da CACB, Claudio Queiroz, explicou sobre a gestão financeira, destacando a importância de se compreender o que foi feito antes e da busca por melhorias. “Sem problemas a gente não existe. Eles são importantes no processo. O importante é termos bom senso na busca por meio de solucioná-los”, disse.
A importância do relacionamento com o “cliente” foi destaque na fala da gerente adjunta da Unidade de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Milva Capanema.
“Temos que ter o compromisso de nos relacionar com o nosso público de maneira acessível, integrada, resolutiva, ágil e transformadora. Conheça a história do seu cliente, quem ele é e qual a sua trajetória”, pontuou.
O consultor do projeto, Gilmar Barboza, conduziu a capacitação e explicou o funcionamento das Associações Comerciais, destacando características do associativismo e como é o ecossistema do empreendedorismo feminino no país.
Resultados esperados
O grupo também discutiu as ações dos projetos nos estados durante o primeiro trimestre do ano, identificando as principais dificuldades, desafios e soluções encontradas. Na parte da tarde, a consultora Ariadne Orlando fez uma apresentação sobre o alinhamento de atuação e resultados esperados do Projeto Desenvolve Mulher Empreendedora.
“Alinhamento da atuação é um farol, um rumo que possa ser tomado para que as ações sejam executadas de acordo com o necessário e o previsto”, explicou. Segundo ela, os resultados esperados do projeto são: implantar 66 novos CMECs, fortalecer os já existentes e atender 2.170 micro e pequenas empresas lideradas por mulheres.
A consultora enfatizou os preceitos do associativismo, além da importância da disseminação do conhecimento, da comunicação clara e de relações transparentes. “Quando todos caminham juntos na mesma direção, a força é muito maior”, complementou.