O mapeamento de empregabilidade nos quatro primeiros meses deste ano, em Santos, foi apresentado na reunião virtual do Co-Emprego realizada na manhã desta quinta-feira (24). De uma forma geral, o atual cenário aponta para uma retomada significativa nos postos formais de trabalho, de acordo com secretário do Conselho, Ricardo Serra.
“De janeiro a abril deste ano , tivemos um saldo de 1.692 vagas”, ressalta Serra. Entretanto, o secretário lembra que o mês de abril teve mais desligamentos do que admitidos devido ao minilockdown ocorrido no município de 23 de março a 4 de abril. “Foram 3.267 demissões contra 3.209 admissões”.
O ramo que mais empregou foi o de construção civil e o que mais fechou vagas foi o do comércio. “Esse cenário é absolutamente entendível. Se há lockdown, o comércio fecha vagas. Se abre, o setor volta a contratar”.
O perfil das pessoas que foram mais empregadas, de acordo com o levantamento do Centro Público de Trabalho e Emprego (CPTE) é homem, com ensino médio completo de 30 a 39 anos. “Ressalto que o número de mulheres que perdem o emprego é menor do que o dos homens. Por isso, é natural, que o gênero masculino seja mais contratado”.
O levantamento foi apresentado e discutido na reunião do conselho realizada com representantes dos trabalhadores, dos empregadores e do governo.