Os empréstimos a microempreendedores pelo Banco do Povo, no primeiro semestre deste ano, foram de R$ 477.813, 09. Os dados foram apresentados na reunião do Conselho Municipal de Emprego, Trabalho e Renda de Santos (CO-Emprego) ocorrida na manhã desta quinta-feira (25) na Associação Comercial de Santos (ACS).
O coordenador de empreendedorismo de Santos, Cristiano Santos Cucatti, explica que os contratos só foram assinados a partir de abril deste ano. "A gente fala em primeiro semestre, mas efetivamente, foi um trimestre. De janeiro a março, o sistema estava parado por uma restruturação do Governo do Estado”.
O setor que mais solicitou crédito foi o de comércio. Os homens foram os que mais procuram o serviço. Mas, um destaque reparado pelo coordenador é que mulheres buscaram investir na construção civil. “Sentimos que as mulheres estão empreendendo mais neste ramo”.
Ainda segundo Cucatti, a procura neste segundo semestre deve ser ainda maior. “O Governo aumentou as linhas de crédito. Acabou de inaugurar a linha Empreenda Rápida e acreditamos que isso vai fomentar ainda mais o programa de microcrédito”.
Serviço
O crédito pode ser solicitado na sede do Banco do Povo (Rua General Câmara, 30 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Para obter outras informações, o interessado
pode ligar no telefone 3222-2003.
Inclusão social
Segundo o presidente do Co-Emprego, Adilson Carvalho de Lima, além do trabalho desenvolvido pelo Banco do Povo na Baixada Santista , foi destacado na reunião a dificuldade da inclusão no mercado de trabalho dos portadores de alguma deficiência ou das pessoas que cometeram alguma infração no passado. “Na próxima reunião vamos abordar este tema e já convocaremos um representante do Ministério Público do Trabalho para enaltecer essa importante discussão”.