Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Comerciantes alertam: Deterioração das ruas do centro é incompatível com o título de Estância Turística

Notícias 07 de março de 2019

Segundo eles, o estado precário da pavimentação asfáltica das vias centrais é preocupante e quebram a imagem de uma cidade bonita

Nesta edição, a reportagem do Jornal Empreenda fez uma ronda pelas principais ruas comerciais do centro de Batatais devido às reclamações de comerciantes que possuem estabelecimentos na região. Não constatamos nenhum grande buraco, que pudesse danificar ou causar acidentes, porém o estado da pavimentação asfáltica realmente é precária e inspira cuidados.

Na tarde de 25 de fevereiro, segunda-feira, a nossa reportagem visitou as principais ruas comerciais do centro. Primeiro passamos pela rua Sete de Setembro. Muitas manchas deixadas por operações tapa-buracos, umas mais novas, outras antigas, algumas côncavas, outras convexas por quase todo o percurso. Inevitável para motorista e passageiro não passarem por leves sacudidas ao transitar pelo local.

Na esquina após o Bar Esporte, onde há mão inglesa de direção, algumas poucas pedrinhas, soltas dos buracos tapados e carregados pela chuva, dava a impressão de insegurança para quem convertia o veículo para a esquerda ou para a direita, risco maior para motociclistas.

“Com certeza, as ruas do Centro da cidade precisam ser urgentemente revitalizadas, devido ao precário estado de conservação em que se encontram. Não há nenhuma dúvida de que, por ter o título de estância turística, as ruas da forma como estão prejudicam muito a imagem da cidade. Como empresária há décadas com estabelecimento no centro de Batatais, nunca tinha visto uma situação tão grave de deterioração das ruas como ocorre atualmente”, comentou Vera Lúcia Nardi Campeiz.

Já na tomando parte da rua Marechal Deodoro e ladeira Doutor Mesquita, a situação não é diferente, com muitos manchões de piche com pedrinhas mais escuras e outros serviços que foram feitos com asfalto frio ensacados, indicados na manutenção emergencial preventiva de pavimento asfaltico. Algumas vezes, após chuvas fortes, ou mesmo moderadas, parte desse material é removido pela enxurrada, e alguns buracos ressurgem.

Entrando na rua Coronel Joaquim Rosa, a principal via comercial da cidade, grandes lojas, vitrines iluminadas, agências bancárias, comércios com mais de 40 anos em atividade, novamente a situação se repete. Quase não há lugar que não foi reparado pelo serviço de tapa-buracos. O que era para ser bonito e atrativo é quebrado pelo paradigma da realidade atual.

“O centro de Batatais é para ser um cartão postal, um lugar bem cuidado pelo poder público, revitalizado, limpo, sem detalhes. O centro comercial, com suas centenas de lojas e estabelecimentos dos mais variados segmentos contribui muito com a economia da cidade, com o pagamento de tributos para a Prefeitura e geração de emprego e renda para a população e merece uma atenção especial”, ressaltou o empresário José Eduardo Latuf Dau.

Segundo Latuf, que possui lojas de calçados na rua Coronel Joaquim Rosa e na travessa Dr. Leandro Cavalcanti, a população batataense, assim como visitantes de outras cidades, merecem um centro mais bonito. “Para mim isso é muito claro. As pessoas devem levar uma impressão boa de Batatais, mas como está acho difícil isso acontecer”, destacou.

A empresária Leila Nassralla, do Armarinhos Casarão, há 42 anos no centro comercial, já alerta sobre a situação das vias centrais há tempos. Segundo ela, é comum ter muito pedrisco na rua em frente à sua loja, volta e meia pega a vassoura e limpa o local por receio de que alguém acabe escorregando e se ferindo. “As pedras se soltam dos locais onde foram feitos os tapa-buracos e fica perigoso caminhar pelo local”, disse ela.

Leila conta que, devido aos problemas na pavimentação da maioria das ruas centrais, em certa ocasião, caminhando pela calçada da Ladeira Dr. Mesquita, um carro que passava pela rua lançou um a pedra em sua direção que por pouco não a acertou. “Além de feio, é muito perigoso. O centro merece um cuidado maior, pois Batatais é estância turística”, ressaltou.

Os problemas com a pavimentação já desgastada se estendem também pelas ruas Major Antônio Cândido, Celso Garcia e Santos Dumont.

Prefeitura aguarda verba do Governo do Estado

Segundo o secretário municipal de Obras e Planejamento, o engenheiro Carlos Augusto Morandi Pimenta, em 2018, a Prefeitura de Batatais encaminhou ao Governo do Estado de São Paulo um projeto para o recapeamento das principais ruas do centro comercial de Batatais, solicitando recursos para os trabalhos, relacionando as ruas Coronel Joaquim Rosa, Celso Garcia, Sete de Setembro, Dr. Leandro Cavalcante e Ladeira Dr. Mesquita, porém ele informa que até o momento não obteve nenhuma resposta.

“Esse pedido foi feito durante a gestão do governador Márcio França. Tenho a impressão que o governador João Dória, que assumiu o Governo do Estado no início desse ano, está se inteirando de todos os pedidos dos municípios e ainda não chegou até a nossa solicitação, por isso a demora em nos retornar”, disse Carlos Pimenta.

 

Imprensa ACE Batatais <imprensa.acebatatais@hotmail.com.br>

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE