Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Comércio espera leve melhora nas vendas na Páscoa de 2017

Notícias 29 de março de 2017

Após ter um dos piores resultados de venda de Páscoa em 2016, o comércio sorocabano aposta em leve melhora para o feriado deste ano. A data comemorativa é o primeiro evento que dá o termômetro do varejo de 2017.

Uma pesquisa realizada pela Associação Comercial de Sorocaba com 190 consumidores indica que o aumento nas vendas será de 0,5% a 1% em relação ao ano passado, já que 77,4% afirmaram que irão comprar ovos de páscoa para presentear.

A Páscoa deste ano será no dia 16 de Abril, o que tem animado as empresas do setor. Em 2015, por exemplo, a data comemorativa ocorreu no final de março. "Nos dois últimos anos, a Páscoa caiu perto do início das aulas e dos compromissos financeiros, como IPVA e IPTU, contribuindo para queda nas vendas. Este ano, os consumidores terão um pouco mais de tempo para ‘respirar’”, disse o presidente da Associação Comercial de Sorocaba, José Alberto Cépil.

Valores
De acordo com a pesquisa realizada pela Associação Comercial, a maioria dos consumidores irão investir pouco na compra de ovos de chocolate. Os produtos mais procurados deverão ser os que custam até R$50 com 44% dos consumidores. Na sequência vem os que querem gastar entre R$50 e R$80 (27,4%). Os demais entrevistados, 28%, irão investir acima desse valor.

“A economia começa a dar sinais de recuperação, mas ainda é cedo para projetar grandes melhorias. O ponto positivo que já podemos observar é que a confiança do consumidor está voltando, refletindo no aumento do consumo”, comenta o economista da Associação Comercial de Sorocaba, Rafael Muscari.

Outro dado importante revelado pela pesquisa é que 51,3 % dos consumidores pretendem comprar ovos de Páscoa caseiro e 48,7% industrial. “É uma ótima notícia para quem pretende iniciar ou para quem já está nesse mercado. Vale a pena investir e tentar atrair esses consumidores”, analisa o presidente da Associação Comercial.

Outros produtos
Um total de 77,4% dos consumidores pretendem presentear com chocolates. Mas há também, os que investirão em outros produtos. Os comerciantes da área de pescados devem sentir evolução nas vendas em relação ao ano passado, já que 15,2% dos entrevistados afirmaram que irão comprar peixes no feriado. O ramo de bebidas também foi lembrado por 11,2% dos entrevistados.

“A expectativa é melhorar um pouco as vendas em relação ao ano passado”, declarou Cépil. “Algumas empresas decidiram manter os mesmos preços de 2016 para atrair o consumidor. O importante é inovar e fazer um produto atrativo para o consumidor. A aposta é enfrentar o período de crise com bom preço e na qualidade do produto”, afirmou.

 


Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE