Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Comércio garcense é destaque positivo no mês de julho

Notícias 30 de agosto de 2021

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgado no último dia 26 pelo Ministério do Trabalho, mostram que em Garça o resultado positivo de julho foi puxado pelo comércio, que gerou 23 postos formais em julho. Outro segmento com resultado positivo foi o de serviços com 16 novas vagas abertas. Já os setores da agropecuária, construção e indústria registraram fechamento de postos.

“Esses números mostram uma recuperação. O comerciante vem tentando superar os momentos difíceis ocasionados pela pandemia e parece que vem tendo sucesso. Temos um cenário singular e, apesar de todas as dificuldades tivemos empreendedores aqui, que investiram na cidade e, consequentemente, abriram portas de trabalho”, falou o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Garça – ACIG- Mauro José de Sá. 

Segundo ele, os números, em relação ao comércio garcense, são animadores. Os dados do Caged mostram que em sete meses, de janeiro a julho desde ano, Garça registrou 552 contratações contra 476 demissões, gerando 76 novas vagas no mercado formal.

“É um número significativo, se formos analisar os números, apenas nos meses de março e abril deste ano, que tivemos uma perda de vagas. Nos demais meses, as vezes de forma tímida, outras vezes não, o comércio garcense sempre registrou saldo positivo de vagas. Isso é importante, mostra uma retomada”, salientou ele.

Uma mostra da recuperação do comércio garcense, segundo o dirigente, também pode ser notada através dos números. De janeiro a julho do ano passado, o setor do comércio em Garça perdeu 126 postos de trabalho, resultado das 317 admissões contra as 443 demissões. Durante todo ano de 2020 foram 734 contratações e 719 desligamentos.

“Ainda conseguimos fechar 2020, apesar de toda crise, com saldo positivo e estamos em recuperação. O setor de indústria, apesar do resultado negativo no mês passado, também tem saldo positivo nesses sete primeiros meses. A indústria em Garça, de janeiro a julho desse ano contratou 422 trabalhadores com carteira assinada e demitiu 408. Devagar vamos nos restabelecendo”, disse Mauro, ao lembrar que no mesmo período do ano passado a indústria em Garça fechou 28 postos de trabalho ao registrar a contratação de 419 trabalhadores e o desligamento de 447. 

Vale lembrar que os dados do Caged observam apenas os cadastros formais de emprego. 

“Ainda temos a questão da informalidade. Muitos garcenses, assim como muitas pessoas por todo país, trabalham sem o vínculo empregatício, e contribuem significativamente para a economia”, finalizou o dirigente.

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE