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Comércio garcense fica aberto até o meio dia amanhã

Notícias 23 de agosto de 2019

Amanhã, dia 24 de agosto, quarto domingo do mês, o comércio garcense ficará de portas abertas até o meio dia. Alguns lojistas estendem o atendimento até às 13 horas. Numa época em que as vendas, rotineiramente, apresentam queda, o lojista terá que usar a criatividade para conquistar o consumidor e enfrentar, no mês de agosto, ‘um sábado a mais’.  Assim como aconteceu nos meses de março e junho, e como acontecerá em novembro, agosto faz parte dos quatro meses do ano que, em 2019, têm cinco sábados no período.

“São quatro meses atípicos. O primeiro sábado cai logo no início do mês, entre os dias 1 e 3, quando as categorias trabalhistas ainda não receberam seus vencimentos e, por isso, teoricamente é um dia fraco de vendas. Depois vem os quartos e quintos sábados que também têm pouco movimento. Por isso, são três sábados que o nosso lojista tem que pôr a criatividade para funcionar e buscar conquistar o cliente num período fraco de vendas”, disse o gerente da Associação Comercial e Industrial de Garça (Acig), Fábio Dias.

Segundo ele, fora do período de campanhas, que atraem o consumidor, o lojista tem que buscar mecanismos para driblar o período.

“Acabamos de encerrar a Campanha do Dia dos Pais e agora as atenções se voltam para a Campanha do Natal. Nós sabemos que o comércio enfrenta fases de pouco movimento nas lojas, principalmente nas épocas do ano que não possuem nenhuma data comemorativa importante- como Natal, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Dia das Mães ou Dia dos Pais. Essas campanhas acabam dando um impulso”, falou ele.

Para o gerente o comerciante tem que sempre ir em busca de atrair clientes para vender mais. A Acig, segundo Dias, sempre busca trazer para o associado oportunidades de se capacitar, de conhecer novas estratégias, mas o diferencial é inerente a cada um.

É, segundo ele, preciso ter um bom planejamento, além de investir em aspectos como qualidade do atendimento, marketing e ações promocionais.

“Temos os meses de menor movimento, como fevereiro, o período pós carnaval, julho que é um período de férias, agosto, e até janeiro é difícil, pois tem-se os resquícios das compras de final de ano e é também o período em que começam a chegar os boletos, as matrículas escolares, os impostos. Por isso é preciso se planejar para esse momento. Essas épocas se repetem todos os anos, por isso, é importante se preparar”, disse ele.

Nas medidas que podem fazer a diferença Dias lembra as tradicionais promoções, as liquidações, as facilidades no pagamento, as novidades. É preciso criar estratégias.

“Vivemos um período de um consumidor mais exigente, que sai à procura de preço e qualidade. Unir o BBB como dizem, o bom, o bonito e o barato. Ao mesmo tempo em que o consumidor está mais exigente ele se rende ao bom atendimento, por isso também é importante conquistar novos consumidores e fidelizar aqueles que passam pelo estabelecimento”, falou o gerente, frisando que um atendimento de qualidade faz toda a diferença.

 “Atender bem o cliente é fundamental, porque mesmo hoje em dia o boca a boca ainda é algo muito valioso, e que pode ser feito nas redes sociais. A diversidade de perfis é imensa e o vendedor precisa saber como atender da melhor forma cada cliente, e como atender cada necessidade. Ele deve entender o gosto pessoal do cliente e ajudá-lo da melhor forma possível O bom vendedor deve fugir do velho estereótipo de que quer somente vender a qualquer custo”, disse Dias.

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