Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Comissão do Senado aprova projeto que possibilita negociação de dívidas do Simples

Notícias 11 de março de 2020

Do Diário do Comércio  

Um projeto de lei complementar - PLP 4/2020 -, que regulamenta a possibilidade de as empresas enquadradas no Simples Nacional fazerem transações tributárias, foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado nesta terça-feira (10/03). 

A transação tributária é uma negociação entre contribuintes e a União para regularização de débitos fiscais e resolução de conflitos. O texto segue para análise em plenário com pedido de urgência. 

O projeto, de autoria do senador Luiz Pastore e do deputado federal e vice-presidente da Facesp, Marco Bertaiolli, respectivamente presidente e relator da comissão mista da Medida Provisória (MP) 899/2019, que regulamenta a transação tributária prevista no Código Tributário Nacional. 

A MP foi aprovada na comissão mista em 19 de fevereiro e aguarda votação na Câmara e depois no Senado. 

Segundo o senador Jorginho Mello, relator do projeto na CAE, permitir a transação tributária para micro e pequenas empresas exige edição de lei complementar para a sua regulamentação. Por isso, ficou fora do texto da medida provisória. 

Se o instituto não for regulamentado para aplicação ao Simples Nacional, somente 30% das empresas poderão fazer transação tributária. Para o relator, não seria lógico regular a transação tributária e deixar de fora a maioria das empresas em atividade no país.

 

Reportagem completa: 

https://dcomercio.com.br/categoria/leis-e-tributos/regulamentacao-tributaria-do-simples-e-aprovada-por-cae-no-senado

 

 

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE