Na última reunião de 2022, realizada nessa quinta-feira (15), o Comitê de Produtos da CACB apresentou às Federações do sistema mais um serviço para ser implantado nas Associações Comerciais do Brasil: o ACMarcas.
O objetivo do serviço é conscientizar as empresas sobre a importância de registrar suas marcas, evitando problemas judiciais e fortalecendo sua imagem junto ao público.
“É uma solução relevante para o mercado empresarial, que já está rodando, tem formatação e expertise desenvolvidas pela Associação Comercial de São Paulo, com bons resultados obtidos. Agora, após as negociações e a definição do modelo de negócio para remunerar o nosso sistema, queremos estender a outras entidades, para que já no início do próximo ano, tenhamos o serviço disponível em outras regiões”, afirmou Maurici Dias Gomes, diretor de Serviços da CACB.
De acordo com Renan Luiz, gestor de Soluções da ACSP, existem diversos escritórios que oferecem esse tipo de serviço às empresas, mas sem a credibilidade que as entidades de representação empresarial têm. Daí surgiu a parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), para cuidar de um dos maiores patrimônios de um negócio: sua marca.
“Dentro do nosso portfólio, as empresas podem contratar não apenas o registro de marca, mas a pesquisa, para saber se já existe outra igual; o monitoramento, para prevenir plágio; oposições e defesas, para assuntos jurídicos em caso de cópia ou acusação de imitação; renovação do registro; entre outros”, explicou Renan.
O serviço é oferecido por um dos menores custos do mercado e o modelo de negócio não exige das ACEs um custo operacional dedicado, já que elas podem reaproveitar o setor de atendimento e o comercial para a execução. Além disso, toda a capacitação, pagamento de custas, taxas, gestão operacional dos documentos e do sistema são por conta da ACSP.
“A empresa que precisa do serviço terá um custo-benefício muito maior no nosso Sistema do que em outro escritório. Vale destacar também que o nosso serviço está formatado para atender micro e pequenas empresas”, pontuou Renan.
Durante a reunião, uma das Federações participantes já demonstrou interesse em levar o ACMarcas para seu estado. Outras entidades que tiverem interesse em implementar o serviço, devem procurar a CACB para conhecerem o modelo de negócio, o qual fará parte do contrato de parceria que será celebrado em breve.