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Confiança do brasileiro cai 5 pontos em abril, aponta índice da Associação Comercial de São Paulo

Notícias 05 de maio de 2017

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São Paulo, 5 de maio de 2017. A confiança do consumidor brasileiro registrou 66 pontos em abril, cinco a menos do que em março (71), segundo o Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Foi a quarta queda consecutiva de 2017. Há um ano, o indicador marcou 64 pontos.

O INC varia entre zero e 200 pontos. O intervalo entre zero e 100 é o campo do pessimismo e, entre 100 e 200, o do otimismo. A pesquisa foi feita entre os dias 1º e 12 de abril em todas as regiões brasileiras.

“O resultado de abril indica que o brasileiro continua pessimista quanto aos rumos do País. Na política, as revelações de corrupção e as divulgações das listas de políticos envolvidos em esquemas ilegais minam o otimismo. No campo econômico, as quedas da taxa básica de juros não foram repassadas para o consumidor - por isso o Banco Central precisa intensificar o corte da taxa Selic e agir para que os bancos repassem. Isso estimulará o consumo das famílias e, consequentemente, o crescimento da confiança, ainda que lentamente”, comenta Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de SP (Facesp).

Todos os componentes do INC de abril variaram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos; 59% dos entrevistados estão inseguros no emprego (56% em março) e apenas 14% se sentem seguros (17% no mês anterior).

Já 57% avaliam como ruim sua atual situação financeira (resultado igual ao de março) e 27% acham que sua situação vai piorar nos próximos meses (26% no mês anterior). “Com isso, o consumidor evita fazer compras parceladas, sobretudo de bens de maior valor, em razão do crédito escasso e caro”, diz Burti.

Classes

A classe C registrou a maior queda do INC em abril, com 63 pontos (oito a menos sobre março). No grupo das classes A/B a confiança marcou 58 pontos (63 no mês anterior). Por fim, na classe D/E o indicador variou dentro da margem de erro e registrou 77 pontos (74 em março).

Regiões

Com apenas 48 pontos em abril, a confiança do consumidor do Nordeste atingiu mínima recorde. Foi uma queda de quatro pontos ante março devido à seca prolongada.

No Sul, o INC despencou 20 pontos e marcou 73 pontos em abril, resultado das fortes chuvas. No Sudeste, o indicador foi de 64 pontos (69 em março).
Na contramão, no grupo de regiões Norte/Centro-Oeste a confiança subiu, anotando 92 pontos em abril contra 86 em março, o que foi motivado pelo bom desempenho da safra agrícola.

A pesquisa

Encomendado pela ACSP ao Instituto Ipsos, o INC é elaborado a partir de entrevistas pessoais e domiciliares em todas as regiões brasileiras, com base em amostra probabilística e representativa da população brasileira de áreas urbanas de acordo com dados oficiais do IBGE (Censo 2010 e PNAD 2014). Trata-se de uma medida da extensão de confiança e segurança do brasileiro quanto à sua situação financeira ao longo do tempo. Além de indicar a percepção do estado da economia para a população em geral, o índice visa a prever o comportamento do consumidor no mercado.


Confira a íntegra da pesquisa:
Índice Nacional de Confiança (INC/ACSP)

Veja a tabela:

 

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Mais informações:
Renato Santana de Jesus
Assessoria de Imprensa
rjesus@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287

Sobre a ACSP: A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 122 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, esteve sempre ao lado da pequena e média empresa e dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços. Além do seu prédio central, a ACSP dispõe de 15 Sedes Distritais, que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam soluções para os problemas de cada região.

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