Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Confiança do consumidor cresce no 3º trimestre, aponta Associação Comercial de Sorocaba

Notícias 23 de novembro de 2017

Entre os meses de julho e setembro, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), em Sorocaba, subiu 6 pontos (de 122 para 128), segundo pesquisa realizada pela Associação Comercial de Sorocaba.

De acordo com o economista da Associação Comercial/ Esamc Jr., a alta demonstra que a economia e seus agentes estão trabalhando e se desenvolvendo independente de fatores políticos. “No âmbito de perspectivas para a região, o terceiro trimestre de 2017 trouxe um cenário mais positivo para o final do ano”, afirma Rafael Muscari.

A pesquisa apontou que 44% dos consumidores entrevistados disseram que a economia da região de Sorocaba nos próximos 6 meses estará mais forte, enquanto 43% esperam que estará estabilizada. Já 6% acreditam que não irá melhorar. 

O presidente da Associação, José Alberto Cépil, associa o crescimento à melhoria do cenário econômico. “O resultado pode estar relacionado com a redução da inflação, dos cortes que ocorreram na Selic e o gradativo aumento das vagas de emprego nos últimos meses, além da percepção gradual do afastamento do risco da crise política”, comenta. 

Ainda de acordo com a pesquisa, que ouviu 120 sorocabanos, no quesito finanças pessoais o número de consumidores que consideram sua vida financeira acima da média é de 37%, enquanto 26% afirmam que vivem numa situação mediana e 36% se consideram em situações não satisfatórias. 

Sobre o mesmo tema, mas analisando o futuro (daqui a 6 meses), o total de sorocabanos que acreditam que a vida financeira irá melhorar é de 63%. Já 29% esperam que irá ficar mais ou menos igual e 7% pensa numa piora por influências das demissões, dissolução de empresas e falta de perspectiva gerada pela instabilidade política. 

Tratando-se de compra de bens duráveis (como por exemplo: geladeira, TV, fogão, entre outros), a população que se sente mais disposta a realizar esse tipo de investimento está bem dividida. Metade diz estar mais disposta a comprar e outra metade diz que ainda não. Bens de maior valor, como carro, casa e moto, estão mais próximos de serem adquiridos para 43%. Já 57% dizem ainda não estarem seguros para investimentos deste patamar. 

A confiança no emprego começa a deixar de ser um incômodo, já que 54% dos entrevistados estão otimistas em relação a empregabilidade,  contra 46% que afirmaram ainda estarem preocupados com a instabilidade geral. 

Sobre o ICC 

O ICC é aplicado para mensurar a expectativa da população sorocabana em relação a economia da região, com grau de confiança de 90% e amostra dirigida em todas regiões da cidade. Tendo como balizadores emprego, situação econômica da região onde mora, situação financeira pessoal, capacidade de compra de bens necessários, duráveis, supérfluos e potencial de investimentos. 

Sobre a Associação

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio regional e o desenvolvimento nacional, além de representar seus associados. O quadro associativo da entidade reúne empresários representantes de todos os setores da economia, tais como: industriais, comerciantes, agropecuaristas, prestadores de serviços e profissionais liberais, de todos os portes.

Informações para a imprensa:

Departamento de Comunicação, Marketing e Eventos

Larissa Costa – assessora de imprensa

(15)3331-1003 / (15)99814-5665 (WhatsApp)

comunica@acso.com.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE