O Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) Barão de Jundiahy lança uma Cartilha de Prevenção a Golpes nesta terça-feira, às 15h, no Senac, durante a palestra “Os Desafios do Envelhecimento no Século 21 e o Papel das Políticas Públicas”, que faz parte da Semana Municipal do Idoso 2019.
O material foi apresentado durante reunião do Conseg realizada na Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí, na última semana, e servirá de guia para pessoas de qualquer idade.
Este mesmo material também será impresso com apoio da ACE Jundiaí e distribuído nas próximas semanas aos comerciantes e outros interessados. “É muito importante a população retransmitir as informações da cartilha para os familiares, em casa, principalmente para as pessoas de mais idade porque infelizmente elas ainda caem nestes golpes”, explica o conselheiro da ACE Jundiaí, Danilo D’Angelo, e vice-presidente do Conseg Barão de Jundiahy. “Mas não são somente idosos que sofrem com este problema, tem gente que cai em golpe por ambição e depois não relata o que aconteceu à família ou à Polícia por vergonha.”
O material do Conseg, produzido com orientações de representantes das Polícias Militar, Civil e Guarda Municipal, traz informações sobre golpes aplicados durante ligações telefônicas que vão muito além do falso sequestro. A cartilha descreve golpes comuns como solicitações de dados pessoais, depósitos em conta corrente, brindes e ofertas de sorteios ou promoções. Traz ainda informações sobre golpes via email, por internet, redes sociais e até as abordagens nas ruas.
Segundo o presidente do Conseg, José Henrique de Oliveira Coelho, a demanda da cartilha surgiu durante reunião do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. “Mas o levantamento que fizemos dos golpes serve de alerta para pessoas de todas as idades.”