Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Consulta de crédito é tema de treinamentos gratuitos na Acipi

Notícias 22 de fevereiro de 2018

Associação busca capacitar associados com ferramenta inteligente, visando a diminuição do risco de inadimplência

 Vender mais e com segurança. Esse é o objetivo das novas ferramentas para consulta de crédito disponibilizadas pela Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) às empresas associadas, por meio da parceria com Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Para capacitar empresários e equipe de colaboradores a otimizar os resultados, a associação vem realizando treinamentos gratuitos, que mostram a importância de uma análise de crédito mais completa, além da verificação isolada de restrição de crédito. 

Nessa quarta-feira, 21 de janeiro, a Acipi realizou mais um treinamento gratuito para que empresários e funcionários pudessem entender melhor como funcionam as soluções de consultas de crédito ‘Acerta’, disponibilizadas às empresas associadas por meio de parceria entre a entidade com a Boa Vista Serviços, administradora do SCPC. Outro treinamento, com o mesmo conteúdo, foi realizado no dia 24 de janeiro. 

O encontro foi conduzido pelo gerente regional da Boa Vista SCPC, Samuel Duque. Na ocasião, Duque forneceu informações e orientações de como tornar a análise de crédito mais assertiva por meio do ‘Acerta’. “Não podemos olhar somente se o cliente não possui restrição, problemas com cheques, protestos ou muitas consultas de outras empresas. É importante ter um cadastro mais aprofundado. É preciso analisar dados cadastrais, restritivos, comportamentais e uma avaliação analítica”, disse. O ‘Acerta’ tem como diferencial a possibilidade de dessa análise mais criteriosa e analítica, com base nos itens: score, renda presumida, limite de parcelas e recomendação de aprovação. 

Segundo Duque, as informações cadastrais auxiliam a reduzir o risco de fraudes. Os dados restritivos atuam na redução da chance de venda ao mau pagador e os comportamentais analisam dados de mercado e aponta se o cliente possui empresa falida em seu nome.

O diretor de Gestão de Crédito da Acipi, Reinaldo Belardin, acredita que esses encontros são indispensáveis para que a empresa associada possa aproveitar todas as vantagens das ferramentas de consulta. “Os empresários associados estão participando dos treinamentos e enviando seus funcionários para que aprendam e possam ser multiplicadores dessas informações. Assim, toda a equipe fica alinhada com o objetivo de reduzir os riscos de inadimplência na empresa. Todos são beneficiados.”

É importante lembrar que associados também podem realizar consultas de crédito por meio do aplicativo gratuito: Acipi Mobile. É só acessar a loja de aplicativos do celular e fazer o download.

Apesar de estar sempre aberta para solucionar dúvidas, em abril, a Acipi realizará uma nova etapa de treinamentos relacionadas ao SCPC. Desta vez, o foco será análise de crédito para pessoa jurídica.

SCPC ACIPI – Além de disponibilizar as consultas de crédito às empresas associadas, a Acipi conta com atendimento aos consumidores que desejam verificar a sua situação creditícia. É um serviço voltado, também, à comunidade piracicabana, essencial para que o consumidor tenha mais controle e planeje suas finanças. 

A procura pelo SCPC da Acipi é intensa. Em janeiro deste ano, o movimento pra consultas realizadas por consumidores no balcão cresceu 22,5%, se comparado a dezembro de 2017, passando de 2473 para 3029 verificações. Desde julho de 2015, os atendimentos a consumidores não chegavam a três mil. Também na comparação com janeiro do ao passado, quando o total foi de 2680 consultas, os números cresceram 13%.

Esses dados demonstram que o consumidor está mais atento e preocupado com a sua situação creditícia. Outro fator importante é o fim da obrigatoriedade de envio de carta com AR (Aviso de Recebimento) aos inadimplentes, que vem estimulando os empresários a incluir os registros de débitos na base do SCPC, o que consequentemente aumenta a procura dessas informações por parte dos consumidores. 

ATENDIMENTO – Consumidores interessados podem realizar consultas gratuitas ao SCPC de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h ao meio, na sede da Acipi, localizada à rua do Rosário, 700, no Centro. Quem preferir, pode ir até o escritório regional da entidade em Santa Teresinha, na rua Virgílio da Silva Fagundes, nº 538, sala 3. Lá, o atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e as sextas, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

INFORMAÇÕES – 3417-1766, ramal 719, ou scpc@acipi.com.br 

Rebeca Bueno
Departamento de Comunicação
(19) 3417.1766 Ramal 742
www.acipi.com.br

Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE