Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Consultas ao SCPC crescem no comércio de Bastos

Notícias 09 de agosto de 2019

Os comerciantes da cidade de Bastos, na região oeste do interior paulista estão consultando mais os dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito, da Associação Comercial e Industrial de Bastos, como forma de diminuir a inadimplência no varejo bastense. “Esse é um excelente sinal de que o comerciante está atento a situação do consumidor”, disse o presidente da entidade associativa, José Claudio Caldeira, ao tomar conhecimento do levantamento dos sete primeiros meses do ano, que apontam crescimento de 12% de janeiro a julho, no comparativo com igual período do ano passado. Somente neste período foram realizadas 7.354 consultas de CPF’s, diante das 6.592 consultas realizadas no ano passado. “Somente em janeiro a comparação foi negativa este ano”, apontou o dirigente ao mostrar os demais seis meses com elevação nas consultas.

De acordo com o levantamento do SCPC da associação comercial de Bastos, o mês de Julho, por enquanto, tem sido o mês com maior número de consultas (1.731), diante de Maio (1.614) e Março (1.418). “Isso quer dizer que o comerciante está tomando mais cuidado ao vender pelo crediário”, entendeu Alessandra de Oliveira Segura Pereira, gerente administrativa da associação comercial bastense. “Quanto mais o comerciante consulta a situação cadastral do consumidor, menores são as chances da inadimplência crescer e começar a ameaçar a manutenção da empresa”, falou a dirigente em tom de preocupação com o crescimento da inadimplência, em razão da queda do poder aquisitivo das famílias, que sofrem com o desemprego, elevadas taxas de juros e a tributação pesada nos produtos.

Para o presidente da associação comercial quando o comerciante consulta a situação cadastral do cliente, ele está buscando informações seguras para vender pelo crediário. “Se vender e não receber, o comerciante perde tudo: o dinheiro, o produto e leva prejuízo porque já pagou o imposto e a comissão”, explicou José Claudio Caldeira ao fazer o alerta para que os comerciantes consultem sempre quando forem vender para pessoas físicas e jurídicas. “Buscar informações do parceiro comercial é um a prática comum no varejo e faz parte da boa gestão de uma empresa”, acrescentou ao lembrar de que todas as informações do SCPC são nacionalizadas, ou seja, uma vez em débito em qualquer loja do Brasil, o consumidor tem restrição em Bastos. “E vice versa, ou seja, se o consumidor ficar devendo em uma loja de Bastos, passa a ter restrição no Brasil todo”, anunciou.

No segundo semestre do ano a movimentação no comércio varejista é maior em virtude de que os seis próximos meses terão quatro datas comemorativas muito fortes nas vendas: Dia dos Pais (agosto), Dia das crianças (Outubro), Black Friday (Novembro) e Natal (Dezembro). “Com a movimentação entre as lojas da cidade, os riscos de inadimplência são maiores”, avisou o presidente da associação comercial de Bastos ao orientar cautela no momento das vendas pelo crediário. “Quanto mais informações o comerciante tiver do cliente, menores as chances de uma inadimplência”, repetiu ao admitir não ser uma certeza, mas uma segurança maior ao vender. “Neste momento o comércio já se prepara para as vendas do final do ano, e a equipe do crediário deve adquirir o hábito de consultar o cadastro do cliente sempre que for possível”, ensinou.  

 

#

Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME

Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)

E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@eficaz.jor.br

Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros

Skype: marciomedeiros8020

www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial

Instagram: eficaz.comunicacao

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE