Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Consultas ao SCPC da Aicita são impulsionadas pelo Dia das Mães

Notícias 06 de junho de 2019

A Associação Industrial e Comercial de Itatiba (Aicita) divulgou hoje (06/06/2019) o balanço do mês de maio do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). O destaque fica por conta do índice de consultas, que traz aumento de 6,48% nos CPFs pesquisados no banco de dados durante maio – passando de 4.610 em abril para 4.909 no último mês. 

Certamente, tais consultas foram impulsionadas pela segunda melhor data comercial do ano, o Dia das Mães, celebrado no segundo domingo de maio. O aumento em 2019, no entanto, foi inferior ao do último ano (5.023 consultas) – queda de 2,2%.

Dia dos Namorados

O índice de consultas também deverá ser expressivo no próximo balanço do SCPC da Aicita, visto que neste mês as vendas serão maiores devido à comemoração do Dia dos Namorados, que será no dia 12 de junho. A área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista projeta nacionalmente um crescimento de, no máximo, 2% das vendas na comparação com 2018.

Segundo os economistas da Boa Vista, o alto nível de desemprego e a recente queda da confiança estão segurando o ritmo de expansão das vendas. “Apesar das condições favoráveis do crédito, com juros e inadimplência baixos para padrões históricos, os consumidores tendem a manter uma postura cautelosa diante da deterioração do cenário econômico”, explicam.

O Dia dos Namorados é, por natureza, uma data de presentes de uso pessoal, de menor valor. Itens como bijuterias, chocolates e flores estarão, como todos os anos, devem estar entre os mais populares. O ramo a ser observado de perto é o de vestuário: se a temperatura cair, a moda outono-inverno vai ter grande procura e ajudar nos resultados. Se não esfriar, a compra de presentes deve ficar restrita às lembrancinhas.

Mais registros

Os registros também tiveram alta. Neste mês, foi de 27,4%, passando de 503 em abril para 641 nomes inseridos na lista de devedores em maio. A porcentagem é praticamente a mesma da comparação com o mesmo período do ano passado: em maio de 2018, foram 502 registros. O aumento é de 27,6%.
Isso porque grande parte das famílias está endividada, por fatores como desemprego e falta de perspectivas. Atualmente, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas desempregadas, o que atrapalha o cumprimento dos compromissos financeiros.

Cancelamentos em queda

O índice de cancelamentos, que havia subido, registrou nova queda: passou de 192 em abril para 179 em maio, totalizando -6,7%. O cancelamento só acontece quando o devedor resolve quitar sua dívida. Assim, o nome é retirado do vermelho, ou seja, ele tem novamente o nome limpo, podendo realizar novas compras no crediário. O devedor pode consultar gratuitamente o CPF na Aicita, bastando comparecer com documento original com foto em horário comercial.

Movimento mensal do SCPC em Itatiba

Indicador MARÇO ABRIL MAIO
Consultas 4.302 4.610 4.909
Registros 371 503 641
Cancelamentos 166 192 179

Tatiana Rostaiser Petti
Assessora de imprensa
Associação Industrial e Comercial de Itatiba - Aicita
(11) 99456-8833
imprensa@aicita.com.br
www.aicita.com.br

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE