As vendas neste Dia das Mães devem crescer entre 2% e 2,5% na comparação com 2018, segundo a área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista. Para o economista Gabriel Couto, da ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), os consumidores estão mais cautelosos.
“No momento atual, a economia cresce pouco e o otimismo recente perdeu força com a sinalização de que a recuperação ocorre em nível aquém do esperado”, afirma o economista.
Em 2015 e 2016, foram registradas quedas de -1,2% e -4,6%, respectivamente, no movimento do comércio nesta época do ano. Já no ano passado, houve um aumento de 4%.
“Em 2018, a economia partia de uma base mais baixa e saía da fase mais intensa da crise, o que ajuda a explicar a taxa de crescimento mais elevada”, explica Couto.
A previsão de crescimento mais baixa para 2019, segundo o economista, é uma soma de fatores. “Apesar de não haver piora no desemprego, também não houve grande retomada no mercado de trabalho. Isso, somado ao ligeiro crescimento da economia e à recente queda da confiança, corrobora para um comportamento de maior cautela do consumidor”, conclui.
A previsão da Boa Vista é que esse ritmo lento de expansão das vendas do varejo tende a se refletir no movimento das datas comemorativas do 1º semestre.