Alfredo Cotait Neto, presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), apresentou ao governador João Doria o Plano Facesp, que prevê a retomada das atividades econômicas em municípios do Interior que apresentem baixa incidência de casos de coronavírus e contam com redes de saúde adequadas para o atendimento dos pacientes.
O Plano Facesp foi apresentado durante a participação de Cotait no Comitê Empresarial Econômico, formado por entidades da sociedade civil e pelo governo estadual e que avalia os impactos do coronavírus na economia do Estado e, ainda, debate o Plano São Paulo de reabertura gradual e as medidas para a recuperação econômica. A reunião, por videoconferência, foi realizada na manhã desta quarta-feira (29/04).
A proposta da Facesp visa a reabertura regionalizada da economia, tendo como base o número de pessoas contaminadas, a população e os leitos hospitalares (redes pública e privada) disponíveis. De acordo com o levantamento realizado, das 22 regiões do Estado,15 apresentam baixa incidência de casos de Covid-19 e contam com uma estrutura de saúde apropriada, o que possibilitaria a reabertura em 1º de maio.
“O objetivo do Plano Facesp é, por meio dos dados apresentados, auxiliar o governo do Estado na tomada de decisões, neste momento inédito da nossa história”, ressaltou Cotait. “Há regiões como a Alta Noroeste, Araçatuba, Vale do Paranapanema, Marília e Franca, por exemplo, que estão fechadas economicamente, registram baixíssimos níveis de incidência do vírus, e teriam totais condições de retomarem o comércio neste momento”, afirmou.
Cotait ressalta que, quando e se estas regiões entrarem na rota do coronavírus, “o impacto será ainda mais extremo, uma vez que já estão paralisadas há mais de um mês, mesmo tendo condições sanitárias e de saúde de funcionarem”. “O Plano é uma fotografia a qual mostra que há cidades que, neste momento, pode ter o comércio funcionando, o que, na prática, significa a manutenção de empregos e a retomada de negócios”, destacou.
Para que estas regiões voltem a funcionar, as Associações Comerciais, com apoio da Facesp, passarão a fazer um amplo trabalho de divulgação e acompanhamento dos protocolos-padrão que precisam ser seguidos pelos mais diferentes segmentos.
O Plano Facesp pode ser acessado na íntegra clicando aqui: www.facesp.com.br/midia/plano-facesp/plano-facesp-retomada-das-atividades-v5-completo.pdf.
Associações Comerciais
Além da apresentação do Plano Facesp, Cotait aproveitou a reunião do Comitê para colocar à rede de Associações Comerciais à disposição do governo estadual e, assim, ajudar na operacionalização da oferta de crédito às Micro e Pequenas Empresas (MPEs).
“Também sugeri ao governador a criação de uma comissão para intermediar a obtenção de novos recursos junto ao Governo Federal. Recursos estes que seriam disponibilizados pelo Banco do Povo e pelo Investe SP com apoio da rede de Associações Comerciais”, afirmou Cotait.
Mais informações:
Cleber Lazo
Assessoria de Imprensa Facesp
(11) 3180-3539
Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 56 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.