Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Curso de café da ACS começa nesta segunda-feira (4)

Notícias 04 de novembro de 2019

Fonte: Departamento de Comunicação da ACS

Começaram nesta segunda-feira (4) as aulas da 70ª turma do tradicional Curso de Classificação e Degustação de Café da Associação Comercial de Santos (ACS). Na última turma do ano, estão inscritos 9 alunos.

A abertura foi realizada na sala de Classificação e Degustação do Café, no 3º andar, pelo diretor-executivo, Marcio Calves. Ele fez uma breve apresentação da Instituição e explicou quais serão as etapas do curso, que inclui aulas teóricas e práticas, além de visitas a um armazém de café e a uma fazenda. Este ano, a turma visitará a Fazenda Tozan e o Instituto Agronômico, localizados em Campinas (SP).

As aulas acontecem até o dia 29. Elas serão ministradas pelo professor Nilton Ribeiro, classificador e degustador, que atuou durante 55 anos na exportadora de café Stockler, junto com o classificador Onivaldo Ruas, da Associação Comercial de Santos, que prepara os cafés a serem degustados.

História do curso

O tradicional curso teve início em 1989, com o objetivo de capacitar os alunos a identificar as características do produto, atender às exigências do mercado e criar oportunidades de negócios.

Além de despertar o interesse de profissionais do mercado cafeeiro do Brasil, o curso é reconhecido também pelos principais países consumidores. No mês de julho de cada ano, japoneses que atuam em empresas relacionadas à indústria do café vêm a Santos, especialmente, para o curso da Associação Comercial.

São duas horas diárias durante quatro semanas de aprendizagem teórica e prática sobre a história do café, produção, armazenagem, aspectos econômicos nacionais e internacionais, legislação, tecnologia, fiscalização, identificação de grãos, prova de bebida e desenvolvimento de blends (misturas) de cafés.

Ao final, os alunos com frequência mínima de 80% e com bom desempenho nas aulas recebem certificado e carteira de classificador. Outras informações podem ser obtidas na Associação Comercial de Santos, pelo telefone (13) 3212-820 ou pelo e-mail: acs@acs.org.br


Confira o nome dos participantes:

1.Amanda Martins Leite - Santos/SP- NKG Stockler
2.Caroline Gabriele Butsher Cruz - Santos/SP- Nestlé Brasil 
3.Fábio Pereira Bento Junior      Santos/SP – ED & F Man
4.Jonathan Morrone A. Bernardino - Santos/SP – ED & F Man
5.Lilia Dinelli -Santos/SP
6.Michael Alex Alves Silva - Monte Belo/MG
7.Nilson Ferreira dos Santos - Santos/SP – Praticagem Santos
8.Paulo Luis Campos Nakai -Santos/SP
9.Vitor Fernandes da Costa- Santos/SP- NKG Stockler 

Parceiros

CACB CMEC Boa Vista SEBRAE