Resultado na primeira quinzena de outubro ficou acima da alta média de 2% estimada anteriormente, segundo o Balanço de Vendas da ACSP
São Paulo, 17 de outubro de 2019. Teve presente sim: o Dia das Crianças puxou a alta média de 3,1% das vendas do comércio paulistano na primeira quinzena de outubro ante igual período de 2018. O resultado, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), ficou acima da média de 2% projetada anteriormente.
O movimento de vendas à vista registrou o maior crescimento, com alta de 5,3% - o que refletiu basicamente a demanda de compras para a data, como brinquedos, roupas infantis e itens de menor valor para presentear os pequenos, segundo o economista da ACSP Emílio Alfieri.
Já às vendas a prazo cresceram menos no período - 0,8%, segundo o levantamento -, sendo que prevaleceu a compra de eletroeletrônicos como celulares, tablets e videogames. "No geral, esse crescimento é, em boa parte, reflexo da liberação dos recursos do FGTS e do PIS/Pasep", diz Alfieri.
Na comparação quinzenal entre outubro e setembro, porém, o resultado médio das vendas ficou bem maior (19,2%), sendo que o sistema a prazo cresceu 11,2%, e o à vista, 27,1% - o que não significa uma disparada nas vendas, e sim uma alta sazonal típica do período, segundo o economista.
"Outubro, que já tem uma data consolidada, sempre foi um mês mais forte em vendas do que setembro, apesar da expectativa de que a Semana do Brasil emplaque de vez nos próximos anos", conclui Alfieri.
O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra da Boa Vista Serviços.
BALANÇO DE VENDAS ACSP |
||||
Modalidade |
Outubro 2019 / |
Outubro 2019 / |
||
A PRAZO |
11,2 |
0,8 |
||
À VISTA |
27,1 |
5,3 |
||
Média |
19,2 |
3,1 |
||
Fonte: amostra fornecida pela Boa Vista SCPC |
||||
Elaboração: Instituto de Economia Gastão Vidigal/ACSP |
Mais informações:
Patrícia Gomes Baptista
Assessoria de Imprensa
pgbaptista@acsp.com.br
(11) 3180-3220 / (11) 97497-0287