Em 26 de julho é celebrado o Dia dos Avós, data que tem ganhado cada vez mais espaço no calendário varejista. O momento é uma oportunidade para os comerciantes alavancarem as vendas e apresentarem novas maneiras de surpreender os consumidores. A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) reforça a importância de fomentar a data e fidelizar os clientes.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mogi das Cruzes conta com 70,6 mil pessoas com idade acima de 60 anos, número que representa 15% do total de mogianos – 451,5 mil. O índice vai ao encontro da estimativa divulgada pelo órgão, que mostra um salto na expectativa de vida dos brasileiros. No início do século XX, a média era de 34 anos, em 2000, a idade atingiu 70 anos e a projeção é que em 2060, os brasileiros possam viver até os 81 anos.
“As datas sazonais são fundamentais para que os setores de comércio e serviços vendam mais por meio de ações pontuais e promoções especiais. A longevidade dos brasileiros é um aspecto interessante para o mercado consumidor, já que os idosos formam uma parcela significativa de clientes. Sem contar que o Dia dos Avós é uma oportunidade de presentear aqueles que desempenham um grande papel na formação e história dos netos”, destacou o presidente da ACMC, Fádua Sleiman.
Em Mogi das Cruzes, a data ganha mais um reforço, já que é feriado municipal da padroeira da cidade, Sant’Anna, avó de Jesus na tradição católica. “Além dos presentes é possível aproveitar o dia para fazer uma refeição especial nas padarias, restaurantes e bares. O Dia dos Avós é uma data com muito potencial que deve ser incluída na programação de vendas”, afirmou Fádua.
A orientação é que os comerciantes preparem ações especiais para lembrar e difundir a data. “Apostar em campanhas afetivas, que reforcem a importância dos avós tanto para os netos quanto para os filhos é uma estratégia que pode atrair mais consumidores, assim como preparar a equipe para oferecer uma consultoria personalizada aos clientes para encontrar o presente ideal. Os nichos atingidos pela data são muitos, incluindo os setores de vestuário, calçados, perfumaria, floricultura, além de lojas de chocolates e de eletroeletrônicos”, apontou a presidente.