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Dia dos Namorados: brasileiros pretendem gastar até R$ 300 com presentes

Notícias 09 de junho de 2023

Pesquisa ACSP/Pinion mostra também que roupas, sapatos e acessórios continuam sendo os itens com as maiores procuras para presentear na data comemorativa

 

São Paulo, 9 de junho de 2023 — A pesquisa Pinion/Associação Comercial de São Paulo (ACSP) de intenção de compras para o Dia dos Namorados revela que, neste ano, 36,4% dos consumidores brasileiros pretendem presentear na data comemorativa de 2023.

 

A pesquisa, que foi realizada com uma amostra de 1.681 entrevistados em âmbito nacional, revelou também que 45,3% não tem intenção de comprar presentes, enquanto 18,4% dizem ainda não saber.

 

Em relação ao ano passado, aumentou levemente a proporção dos que manifestaram intenção de compra e diminuiu aquela relativa aos que não pretendem adquirir presentes.

 

Do grupo de entrevistados que manifestaram intenção de compra, 50,2% pretendem gastar mais do que em 2022, enquanto 31,0% desejam o contrário.

 

Para o economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP (IEGV/ACSP), Ulisses Ruiz de Gamboa, “na comparação com o ano passado, houve aumento importante na proporção do grupo que quer gastar mais e uma redução na porcentagem relativa no grupo dos que querem comprar presentes mais em conta”. A grande maioria (74,8%) pretende gastar entre R$ 50 e R$ 300.

 

A exemplo do que ocorreu em 2022, a pesquisa apontou que a maioria das compras serão realizadas em pequenos estabelecimentos (48,4%), e de forma presencial, em lojas físicas (62,0%).

 

Na tabela abaixo, estão as principais categorias de bens e serviços que fazem parte da intenção de compra dos entrevistados a nível nacional, assim como se o pagamento seria à vista (em dinheiro, cartão ou PIX) ou parcelado (crédito). É importante lembrar que mais de uma opção de presente pode ser escolhida por cada um dos consultados.

 

Intenção de Compras do Dia dos Namorados – Brasil – 2023 (%)

 

Categoria

Pretendem Comprar

Dinheiro/

Cartão

PIX

Parcelado

Roupas/Calçados/Acessórios

35,6

48,8

19,8

31,4

Chocolate/Bombom

26,1

59,6

25,4

15,0

Perfumes

25,4

40,9

23,6

35,5

Refeição fora de casa/Jantar em restaurante

23,4

54,6

28,2

17,2

Flores

14,0

58,9

27,1

14,0

Cesta de Café da Manhã

16,5

50,6

39,4

10,0

Pedido de Delivery Jantar/Refeição

11,1

47,9

40,7

11,4

Joias/Bijuterias

11,9

43,5

31,8

24,6

Bebida Alcóolica (Vinho, Espumante, Cerveja Artesanal, etc).

9,8

53,1

26,0

20,9

Celular

10,3

42,2

17,1

40,7

Maquiagem

6,6

42,9

33,4

23,6

Viagem

7,3

45,1

15,0

39,8

Hospedagem em Hotel

7,2

54,7

17,8

27,4

Livro

8,1

49,7

31,3

19,0

Aliança

6,5

56,0

19,3

24,7

Acessórios eletrônicos (carregador, suporte, organizador de cabos, fone de ouvido, etc.)

8,6

44,0

26,8

29,2

Ingresso cinema/show

8,1

58,8

23,7

17,5

Objetos colecionáveis (caneta, prato, miniaturas, etc.)

3,8

58,6

16,6

24,9

Artigo Esportivo (Capacete, Camiseta de Time de Futebol, etc)

6,3

60,0

12,5

27,5

  Fonte: ACSP/Pinion

 

Tal como no ano passado, nas intenções de compra prevalecem presentes de uso pessoal e de menor valor, pagos à vista, o que é normal para a data, ao contrário do Dia das Mães quando, além desses presentes, se somam produtos para o lar, como móveis e eletrodomésticos.

 

A intenção de compra de roupas, calçados e acessórios (35,6%) diminuiu em relação a 2022, ficando ainda mais abaixo do registrado durante o período pré-pandemia (60/70%).

 

Vale lembrar também que presentes de uso pessoal na área de beleza, além de joias e bijuterias são sempre lembrados para os namorados, representando cerca de 50,4% das preferências. Chocolates e bombons, que apresentam, isoladamente, 26,1% das preferências, continuam figurando na lista de presentes, mesmo após a Páscoa.

 

Também é importante notar que itens que não eram mencionados no período anterior à COVID-19, tais como cestas de café da manhã e delivery de refeições continuam aparecendo entre os possíveis presentes.

 

Para Ruiz de Gamboa, “as intenções de compras no Dia dos Namorados não mostraram diferenças significativas com relação ao ano passado, embora continuem refletindo algumas mudanças de hábitos do consumidor, ocorridas durante a pandemia”, comenta.

 

 

De todo modo, a maioria daqueles que mostraram intenção de adquirir presentes para a data estariam dispostos a gastar mais e preferem realizar as compras em pequenos estabelecimentos e de forma presencial, o que seria muito positivo para o varejo mais tradicional.

 

Informações para a Imprensa:

 

Sammy Eduardo – serocha@acsp.com.br, (11) 3180-3720 e (11) 98226-0034

Arthur Gebara, agjunior.ext@acsp.com.br, (11) 3180-3220 e (11) 99146-0938

Marina Nascif, mnascif@acsp.com.br, (11) 3180-3220

Cesar Bruneli, cbruneli@acsp.com.br, (11) 3180-3220

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