Para facilitar as vendas de última hora do Dia dos Namorados, o comércio de Sumaré funcionará em horário especial, neste sábado, 10/6. As lojas irão ficar abertas até as 18h. Já na quinta-feira, 8/6, feriado de Corpus Christi, funcionam apenas as lojas que fizeram acordo com o sindicato que representa os trabalhadores.
Para este ano, a expectativa da Acias (Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Sumaré) é de um aumento nas vendas de 3,7% nas lojas físicas, comparado com o mesmo período do ano passado. Já as vendas online devem registrar um aumento maior, de 12%. Roupas, sapatos, perfumes, acessórios e flores devem ser os presentes mais procurados.
O presidente da ACIAS, Felipe Alberto Verza Ferreira, explica que as recentes quedas das temperaturas e os descontos oferecidos pelos comerciantes também devem ajudar a elevar as vendas do período mais romântico do ano. “Com o frio chegando, os consumidores tendem a renovar o guarda-roupa com as peças de inverno. E aproveitam, principalmente, os itens com os melhores descontos”, avalia.
Além de vestuário e calçados, o Dia dos Namorados é uma data que movimenta diversos outros segmentos, como o setor de bares e restaurantes. “Como o Dia dos Namorados vai cair na segunda-feira, a expectativa é que muitos casais antecipem as comemorações com jantar no final de semana”, comenta o presidente da Acias.
Dia dos Namorados no Brasil
Diferentemente de países como Estados Unidos, que comemoram o Dia dos Namorados em fevereiro, em homenagem ao Dia de São Valentim, no Brasil a data é comemorada em junho, desde 1948.
A comemoração por aqui surgiu após uma campanha publicitária realizada em São Paulo para aquecer as vendas do mês de junho, que eram fracas. O dia 12 foi escolhido por ser véspera do Dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, famoso no Brasil. "Não é só com beijos que se prova o amor!" foi um slogan do primeiro Dia dos Namorados brasileiro. Aos poucos a data foi ganhando força no Brasil, passou a ser celebrado em outras regiões e hoje é uma das datas mais importantes para o comércio do país.
Mais informações para a imprensa
ImPauta Comunicação
Ivone Moreira – jornalista
19 9 9888 1804 / 19 4112 0033