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Dificuldade de relacionamento na pandemia pode afetar vendas do Dia dos Namorados

Notícias 04 de junho de 2021

Pesquisa realizada pelo Instituto de Dados da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí apontou que a dificuldade das pessoas manterem relacionamentos amorosos por conta da pandemia pode interferir nas vendas do Dia dos Namorados, considerada a terceira melhor data para o varejo.

A pesquisa da ACE foi realizada de 18 a 22 de maio e ouviu 837 pessoas nas principais vias do Centro, Vila Hortolândia, Ponte São João e Vila Arens.  Dos entrevistados, a maioria (62%) declarou que não pretende comprar presentes no Dia dos Namorados.

Entre aqueles que declararam que não comprarão presentes, foi perguntado o motivo e 59,40% dos entrevistados responderam que é porque não estão em um relacionamento amoroso. “Esta é uma realidade da pandemia, com o aumento do isolamento social fica mais difícil sair e conhecer novas pessoas para se engajar em um relacionamento”, diz o presidente da ACE Jundiaí, Mark William Ormenese Monteiro. “Infelizmente por conta da Covid-19 houve um aumento grande de término de relacionamentos e divórcios.”

Os 38% que responderam que pretendem comprar presentes vão presentear seus parceiros com roupa (35,2%), cosméticos/perfumes (22,9%), calçados (22,5%), acessórios (21,8%), eletrônicos (6,8%), flores/plantas (5,1%), eletrodomésticos (3,1%), cama/mesa/banho (1,7%), artigo para casa (1,0%) e chocolate (0,7%).

Entre as pessoas com intenção de comprar presentes na data, a maioria declarou que pretende gastar entre R$ 100 e R$ 500 (58,8%). Outros entrevistados informaram que o valor do presente será de até R$100 (30,2%). O tíquete médio de R$ 500 a R$ 1 mil foi opção para 6,1% dos entrevistados e 4,8% responderam que o valor do presente será acima de R$ 1 mil.

Uma das questões que chamou a atenção na pesquisa foi a forma de pagamento. A maioria (47,9%) dos entrevistados que vai comprar presentes declarou que pretende pagar em dinheiro. Os entrevistados também citaram as seguintes formas de pagamento: com cartão de crédito (29,3%) e cartão de débito (21,9%). Ou seja, 69,8% dos entrevistados pretendem pagar à vista por suas compras.

Das pessoas que pretendem pagar com cartão de crédito (29,9%) ou carnê/crediário (0,6%), a maioria (29%) declarou que deseja pagar em até quatro parcelas. “É importante o lojista se concentrar em oferecer facilidades de pagamento, considerando também o consumidor que declarou que pagará por suas compras em dinheiro”, explica Mark. “A pessoa pode ficar estimulada a consumir um valor maior ao saber que haverá uma facilidade no pagamento ou a possibilidade de parcelamento da compra.”

Retomada tímida

A pesquisa da ACE apontou que a confiança do consumidor foi abalada pela segunda onda da Covid-19, pelo aumento do valor da cesta básica e do desemprego.

A expectativa é de que as vendas do Dia dos Namorados fiquem em torno de 0,5% menor do que foram em junho de 2020. “O cenário será muito parecido com o do ano passado, ainda assim o mês de junho deve ser melhor do que foi em abril deste ano, quando estávamos em uma fase mais restritiva.”

Sobre o Instituto de Dados ACE Jundiaí

O Instituto de Dados da ACE foi lançado em dezembro de 2020, com uma pesquisa de Natal. O objetivo da Associação Comercial é realizar estudos, com análises e interpretações de dados que possam indicar quais as melhores práticas e tendências do mercado e com isso orientar a tomada de decisões e identificar oportunidades para melhorar os negócios de empreendedores do município.

As pesquisas já realizadas, inclusive a do Dia dos Namorados, está disponível no link: https://www.acejundiai.com.br/instituto-de-pesquisa-pesquisas-relatorios

 
 


 

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