Um programa que tem como objetivo digitalizar acervos históricos e reunir as grandes empresas da Cidade, em especial, as voltadas à área de educação, foi apresentado aos integrantes da Câmara das Instituições de Ensino da Associação Comercial de Santos na manhã desta quarta-feira (08). Denominado "100 por Santos", o programa busca aporte financeiro de diversas empresas da região para conseguir digitalizar mais 3 milhões de páginas históricas e importantes da Cidade, durante dois anos.
De acordo com o jornalista, historiador e presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santos, Sérgio Willians, seria muito difícil conseguir que apenas uma empresa bancasse o projeto. "O gasto mensal é de R$ 20 mil. A ideia é conseguir que 100 empresas colaborem mensalmente com R$ 200. O valor é pequeno para um projeto que tem prazo para ser finalizado. ".
Segundo o historiador, esta foi primeira apresentação do projeto. “Escolhi mostrar para as universidades para que elas sejam um pólo difusor desse programa junto à sociedade santista”.
Ainda de acordo com Sergio Willians, já existe uma parceria entre o Instituto Histórico Geográfico e a Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro para disponibilizar esse material. "São documentos que permitirão consultas importantes como a tábua das marés, a chegada de navios ao Porto, informações referentes à cultura, ao cinema e ao esporte. Serão informações relevantes através da tecnologia”.
Quem se interessar pelo projeto pode entrar em contato pelo e-mail swillians@terra.com.br
Seminário Universidade-Empresa
Após a apresentação do programa “100 por Santos”, os integrantes fizeram uma análise do I Seminário Universidade –Empresa , ocorrido de forma híbrida em 11 de novembro, no auditório da ACS , que reuniu vários integrantes da área da educação e de empresas portuárias.
De acordo com a coordenadora da Câmara de Ensino, Sílvia Teixeira Penteado, para o próximo ano, um novo formato deve ser implantado para o evento. “ Devemos ter uma agenda permanente e uma temática única em todos os eventos realizados pela Câmara, como o Rodada da Cidadania que ocorre no primeiro semestre de cada ano”.