Twitter Facebook Instagram
Para acessar sua área PDO, insira os campos abaixo.

Diretoria se preocupa com queda nas consultas ao SCPC

Notícias 23 de outubro de 2019

A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia está preocupada com os dados apresentados pelo Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da entidade, que mostra queda no número de consultas, no comparativo com o ano passado. De acordo com os números apresentados em levantamento mensal, no ano de 2019 houve 25.355 consultas realizadas até o dia 23 de Outubro, diante das 30.718 consultas realizadas em igual período no ano passado. “Isto demonstra que o comerciante de Pompeia está correndo muitos riscos de aumentar a inadimplência da empresa, ao vender pelo crediário sem consultar os dados cadastrais do cliente”, disse em tom de preocupação o presidente da associação comercial pompeiana, Rinaldo José Traskini, ao receber os dados estatísticos.

De acordo com o dirigente de Pompeia isso preocupa em razão de ser a consulta ao SCPC da associação comercial de Pompeia uma importante ferramenta de proteção contra a inadimplência do lojista associado. “Antes de vender pelo crediário o comerciante deve consultar o CPF do cliente para depois analisar se concede ou não o crédito”, explicou o presidente da entidade, ao conversar com a diretora do SCPC da associação comercial de Pompeia, Marineves da Silva Barros Souza, sobre o assunto. “É preciso criar um hábito na loja de: antes de concluir a venda pelo crediário, consultar o SCPC e diante da pesquisa decidir se vende ou não”, disse a dirigente que também demonstrou preocupação com a queda nas consultas ao sistema de proteção do varejo.

Para Rinaldo José Traskini as vendas pelo crediário precisam ter o máximo de informações cadastrais possíveis do cliente. “É ai que está o perigo”, apontou o dirigente. “Ao vender pelo crediário é preciso ter certeza que se trata de um cliente bom pagador”, falou. “Não consultar e vender para uma pessoa que não tem um bom histórico, com certeza deixará de receber pelo produto, além de perder o produto”, falou o presidente da associação comercial, preocupado com esta situação, principalmente nos dias de hoje em que a inadimplência dentro da loja pode liquidar o negócio. “Vender pelo crediário sem consultar é quase certo que haverá problemas financeiro na empresa”, falou com experiência de muitos anos no varejo.

Na opinião de Marineves da Silva Barros Souza o sistema de consultas cadastrais do SCPC da associação comercial de Pompeia é considerado como um dos mais completos do mercado, é nacionalizado e de fácil e rápido acesso. “Hoje o SCPC é modelo de consulta por ser rápido, prático e completo”, defendeu a dirigente ao sugerir que todas as vendas pelo crediário, sejam obrigatórias a consulta ao SCPC. “Uma vez devendo em qualquer loja pelo Brasil, a restrição aparece e a venda não é concluída, protegendo o comerciante de Pompeia”, exemplificou a diretora do SCPC de Pompeia. “O fato de haver consulta ao sistema do SCPC não quer dizer mais ou menos vendas realizadas”, explicou ao lembrar das vendas com pagamento a vista, ou através dos cartões de crédito, débito e benefícios que não passam pelo sistema do SCPC de Pompeia. “As vendas pelo crediário precisam ser cuidadosas e consultar sempre o CPF do cliente, ou CNPJ do parceiro comercial, tem que ser um ato obrigatório na loja”, alertou Marineves da Silva Barros Souza que sugere a criação do hábito de consultar o CPF ao SCPC de Pompeia antes de liberar o crédito. 

LEGENDA – Marineves da Silva Barros Souza, diretora do SCPC de Pompeia, preocupada com o hábito incompleto do lojista

LEGENDA/FOTO – ARQUIVO: Marineves 231019

Instagram: eficaz.comunicacao

#Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME

Telefone:(14) 98137.7189 (Vivo)

E-mails: redacao@eficaz.jor.br ou atendimento@efic

az.jor.br

Site: www.eficaz.jor.br - Twitter: marciocmedeiros

Skype: marciomedeiros8020

www.facebook.com/EficazComunicacaoEmpresarial


Parceiros

CACB CMEC Equifax | Boa Vista SEBRAE