A diretoria da Associação Comercial e de Inovação de Marília teve as contas do exercício de 2022 aprovadas pelo Conselho Fiscal e dos associados, através de assembleia geral realizada na sede da entidade, convocada para conhecimento do parecer elaborado pelos conselheiros. Segundo o presidente da entidade, Adriano Luiz Martins, o ano não foi fácil, mas mesmo assim foi possível manter a contabilidade de forma estável. “Apesar das dificuldades generalizadas foi possível liquidar todas os nossos compromissos e ainda promover algum investimento”, disse o dirigente ao agradecer o estudo minucioso por parte do Conselho Fiscal e a aprovação dos associados, após explicação detalhada do contador responsável Walid Khalil e do superintendente José Augusto Gomes.
Walid Khalil apresentou os números para a diretoria explicando item a item e respondendo todos os questionamentos. “Contabilidade detalhada não é de fácil compreensão da maioria”, reconhece o especialista que repetiu a apresentação para o Conselho Fiscal. “É importante que todos sejam esclarecidos, mesmo com a quantidade de detalhes”, falou. “O que não pode é haver dúvidas”, frisou ao repetir alguns pontos mais complexos da contabilidade da entidade que não é tão simples em razão do modelo de gestão da instituição ser complexa de forma natural. “Uma associação comercial é diferente de uma empresa, ainda mais por se tratar de instituição que presta serviços”, completou José Augusto Gomes que está há décadas responsável pelo gerenciamento da entidade. “O fato da entidade ser normatizada com a certificação ISO9001 ajuda neste processo de transparência e agilidade contábil”, lembrou o tesoureiro da diretoria, Manoel Batista de Oliveira, presente em todos os encontros realizados para à prestação de contas.
Nas duas reuniões realizadas para a apresentação das contas foram demonstrados: balancete, balanço patrimonial, demonstrativo do resultado do período, das mutações do patrimônio líquido, fluxos de caixa, notas explicativas, termos de responsabilidade de administração, termo de aprovação das contas, além das certidões de: Tributos Federais, FGTS-CRF, Negativa de débitos tributários estadual, débitos mobiliários, débitos trabalhistas e negativa de falência e concordata. “Tudo foi mostrado e explicado”, enfatizou Adriano Luiz Martins que considera de fundamental importância neste momento, apresentar todas as certidões de regularidade. “Não temos nenhum senão”, disse orgulhoso ao parabenizar toda a diretoria pela dedicação e zelo da entidade, e dos funcionários pela presteza nos serviços. “Esse resultado positivo é um trabalho coletivo, e todos estão de parabéns”, elogiou o presidente da diretoria, que completa a gestão no mês de janeiro de 2024.
As reuniões de diretoria e do Conselho Fiscal, e também a assembleia geral, seguem o artigo 42 do Estatuto Social atual da Associação Comercial e de Inovação de Marília, que promoveu a convocação e as explicações necessárias conforme as regras em vigor. Fazem parte do Conselho Fiscal da entidade: Evandro Zaha Noda, Libânio Victor Nunes de Oliveira e Reinaldo Miguel. Os suplentes são: Antônio Carlos Colato, Hederaldo Joel Benetti e Odair Aparecido Martins. O presidente da Assembleia Geral foi Raphael Zanon Rodrigues.