Marcos José Guillem, vice presidente da ACE de Pompeia, fala dos cuidados para as vendas no comércio
Os consumidores que frequentarem as lojas do comércio de Pompeia terão a oportunidade de entretenimento para as crianças com uma série de brinquedos gratuitos em que os “pequeninos” poderão se divertir com as brincadeiras, enquanto as mães visitam as lojas. “Essa é a nossa expectativa”, disse o presidente da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Pompeia, Rinaldo José Traskini, animado com as vendas para o Dia das Mães, segundo melhor período para o comércio em geral. “Vamos ter sorteio de uma jóia, entrega de flores, brinquedos nas ruas e as lojas estão preparadas para receber o consumidor local e regional”, disse o dirigente da associação comercial pompeense, ao lembrar a abertura das lojas na próxima sexta-feira, dia 12, até as 22 horas.
Para o vice presidente da diretoria, Marcos José Guilhem, o comerciante precisa não só estar preparado com produtos diversificados, preços convidativos e equipe de vendas bem treinada, é necessário muito cuidado com as vendas pelo crediário. De acordo com ele recente pesquisa desenvolvida no comércio em geral mostra que o volume de dívidas em atraso de pessoas físicas caiu 4,42% em março sobre o mesmo período de 2016, na menor variação da série histórica da pesquisa iniciada em 2010 pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). O maior recuo ocorreu no setor de comunicação (-18,10%), seguido do comércio (-6,11%), serviços de água e luz (-1,53%) e bancos (-0,05%). No entanto, a grande concentração de inadimplência está no segmento onde a retração foi mais inexpressiva: os bancos.
Quase a metade das dívidas (48,9%) é de pendências com as instituições bancárias. No comércio estão 20,5% dos débitos não quitados e na área de comunicação, (13,9%). “Os bancos estão sofrendo mais com a inadimplência, por correram maiores riscos”, acredita o vice presidente da ACE de Pompeia.
Os cuidados devem ser muitos, no entanto, o mais prático é consultar antes de conceder o crédito, principalmente utilizando o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da ACE de Pompeia. “Somente esse ato já evita golpes e principalmente saber sobre o cadastro do consumidor”, comentou ao lembrar que os dados são nacionalizados envolvendo todo o território nacional. “Uma vez com restrição em qualquer loja do País, o sistema denuncia”, avisou ao sugerir mais informações cadastrais do cliente e principalmente referências pessoais e comerciais. “Quanto mais informações a loja tiver do consumidor, menos chances da inadimplência crescer”, comentou Marcos José Guilhem.
O total de inadimplentes cresceu no primeiro trimestre, somando 59,2 milhões diante dos 58,7 milhões em igual período de 2016. Esse universo equivale a 39,36% da população adulta, entre 18 e 95 anos. A maior parte, mais da metade (50,12%), tem entre 30 e 39 anos. O maior número de consumidores negativados (25,1 milhões) é da região Sudeste, seguido pelo Nordeste com 15,57 milhões; Sul (8,34 milhões); Norte (5,31 milhões) e o Centro-Oeste (4,84 milhões). “Pode acontecer de uma pessoa ter mais de uma dívida, por isso o cuidado prevalece e a informação é o melhor caminho”, disse o vice presidente ao destacar a mobilização dos comerciantes com a campanha promocional para o Dia das Mães, com sorteio de uma jóia, entrega de flores e brinquedos instalados na rua Senador Rodolfo de Miranda.
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