Alfredo Cotait Neto, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), defendeu a necessidade de o Brasil discutir uma reforma administrativa, durante participação no seminário “Reflexões sobre o texto aprovado da reforma tributária”, promovido pelo Instituto Unidos Brasil.
“O problema é que estamos olhando apenas para a tributária e esquecemos da reforma administrativa”, afirmou Cotait, durante evento realizado no Clube Monte Líbano, na capital de São Paulo. “A reforma administrativa deveria preceder a tributária. Temos que brigar para diminuir o tamanho do Estado”, ressaltou o presidente da Facesp, convidado para fazer uma palestra no painel que debateu o tema “Notas e observações das entidades sobre a reforma tributária”.
Para uma plateia formada por autoridades políticas e empresariais, Cotait destacou a preocupação com a “tendência de aumento de impostos, a partir da aprovação do texto da reforma”. “O mais importante é que não tenhamos aumento ou transferência de carga tributária”, ponderou o presidente da entidade.
“A reforma administrativa é fundamental. Com o valor gerado a partir da economia que faríamos com um estado menor, teríamos dinheiro para gastos públicos, sem a necessidade de aumento de impostos, que já extremamente alta”, finalizou Cotait, que também avaliou que o projeto deveria ter tido um tempo maior de discussão.
O seminário contou com a participação do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; dos senadores Soraya Thronicke (Mato Grosso do Sul), Laércio Oliveira (Sergipe) e Sérgio Moro (Paraná); dos deputados federais Luiz Carlos Hauly, Joaquim Passarinho e Adriana Ventura; de Felipe Salto, ex-secretário da Fazenda e Planejamento de São Paulo; entre outros.
Fotos: Instituto Unidos Brasil
Mais informações:
Cleber Lazo / Comunicação Facesp
cleber.lazo@facesp.com.br / (11) 4240-8034/ (11) 98340-4952
SOBRE A FACESP: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 59 anos de existência, promove a união das "forças vivas" do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País. É uma entidade de âmbito estadual, com a missão de integrar o empresariado paulista por meio das Associações Comerciais de cada município, atuando em ações que tenham por objetivo a luta pelas liberdades individuais, o apoio à livre iniciativa, a unidade da classe empresarial e a garantia da democracia e do desenvolvimento. Atualmente, mais de 420 Associações Comerciais integram a Facesp e lutam, juntas, pela bandeira do empreendedorismo.
Sobre a CACB: A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é formada por 27 federações, representantes de cada um dos estados, que agregam 2000 associações comerciais e empresariais que associam, por adesão voluntária, mais de dois milhões de empresários em todo o país, pessoas jurídicas e físicas, de todos os setores da economia. A história da CACB começou há 210 anos, em 15 de julho de 1811, com a criação da Associação Comercial da Bahia. Hoje, com uma das maiores capilaridades do setor produtivo, a Confederação representa e expressa a opinião independente de empresários do comércio, indústria, agropecuária, serviços, finanças e profissionais liberais, de micro, pequenas, médias e grandes empresas.